NotíciasRio Grande

Coral Municipal do Belas Artes retoma suas atividades nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 15, o Coral Municipal “Quem canta os males espanta” estará retomando suas atividades a partir das 19h, na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (rua General Vitorino 666). Interessados em fazer parte do Coral Municipal devem se dirigir ao endereço da Secretaria para preencher uma ficha de participação, declarando o interesse mútuo em compor o grupo musical.

Atualmente, o Coral rio-grandino é regido pelo músico Gabriel Luca de Souza Ribas, nascido em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, no dia 23 de maio de 1997. O mesmo teve contato com a música desde a infância através dos pais músicos. Estudou canto de forma autônoma até 2017, quando ingressou no curso Bacharelado em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde então, participou como cantor no projeto Ópera na escola, onde foram feitas apresentações de peças eruditas em instituições de ensino público em Pelotas e região. Junto ao Grupo Vocal do Corredor, fez uma oficina de Canto Coral em Pedro Osório, onde esteve presente no 1° Encontro de Corais do Conservatório de Música em Pelotas. Também realizou apresentações de música popular na segunda e terceira edição do evento Música na Biblioteca em Pelotas. Atuou como aluno do Master Class ministrado em Pelotas pela Kathryn Hartgrove em novembro de 2017 e participou também como aluno do 8°, 9° e 10° Festival Internacional SESC de Música.

Gabriel leciona canto lírico na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL) onde também atua como coordenador do Grupo Vocal da escola, que participou de um encontro de corais em Rio Grande-RS. Desde 2019, integra o Projeto de Pesquisa Performance do Repertório Vocal, vinculado à UFPel, onde fez parte de quatro ações artísticas, duas apresentando trechos da ópera Così fan tutte, de Mozart, em 2019; as outras duas foi um recital virtual de canções de Alberto Nepomuceno feito em 2020. Também foi bolsista do Projeto de Extensão Grupo Vox, em que participou de concertos de coros virtuais e de lançamentos individuais de peças para coro, como Acalanto de Chico Buarque com arranjo de Silvério Maia e Un vestido y un amor, de Fito Páez, arranjada para coro por Josefina Severino.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SCEL

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.