NotíciasRio Grande

COVID-19 – Ainda há muito trabalho pela frente, afirma Zelionara Branco

Em live transmitida pela página da Prefeitura no Facebook, na noite desta segunda-feira, 16, a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco abordou sobre a situação da pandemia na cidade do Rio Grande, o avanço da vacinação que atingiu a faixa de 18 anos, no final de semana, e respondeu diversas perguntas de internautas. Durante o dia, ela participou de duas reuniões. A primeira foi com integrantes de outras cidades da região Sul e a segunda ocorreu, à noite, com membros do Comitê Municipal Técnico em Saúde. Nas duas atividades e entre vários assuntos, houve relatos sobre a situação da pandemia na região, o avanço da vacinação e a incidência de casos da variante Delta.

Os números da pandemia continuam caindo na cidade, afirmou a titular da Secretaria. “Felizmente, estamos com queda nos casos de internações e de pacientes em UTI. São dados muito abaixo dos registrados meses atrás”. Contou que, no sábado, o Hospital Universitário chegou a não ter pacientes internados por conta da Covid-19. Nesta segunda-feira, já são dois. A Santa Casa mantém em torno de 15 pacientes internados, alguns em UTI. “Há melhora nos números, mas é importante ficarmos atentos e manter os cuidados de prevenção”, relatou.

Sobre a circulação da variante Delta, Zelionara Branco disse que não existem casos na cidade, mas há circulação comunitária no estado. Ela explica que essa variante, embora seja menos grave, é muito mais transmissível e a única forma de prevenir a sua circulação e contaminação ainda é com os cuidados básicos – lavagem das mãos, uso de máscara e o distanciamento. “Há muitos casos assintomáticos, por isso, em todos os ambientes, incluindo o trabalho e o doméstico, é importante manter todos os cuidados.”

Vacinação

Nesta terça-feira, 17, a Secretaria vai manter a vacinação para 18 anos ou mais com a primeira dose. No final do dia, há previsão para chegada de mais um lote, quando deve ser intensificada a vacinação para a primeira dose, incluindo os shoppings da cidade, que nesta data só farão a segunda aplicação. Três postos de Saúde não terão aplicação com a primeira dose: PPV (bairro Castelo), na Barra e no posto da Quinta.

Por outro lado, permanece a vacinação para adolescentes na faixa de 12 a 17 anos com comorbidades. A vacina, neste caso, é a da Pfizer e as pessoas são avisadas via telefone. Não há previsão para vacinar essa mesma faixa etária sem comorbidades.

Já a segunda dose da Pfizer deve começar na próxima semana. A Secretaria aguarda um bom lote de vacinas desse imunizante. A aplicação da segunda dose com a Pfizer vai ser divulgada assim que as vacinas forem enviadas. Enquanto isso, a vacinação com a segunda dose da AstraZeneca e da CoronaVac continua em todas as unidades de Saúde, desde que conste na Carteira de Vacinação esse registro.

Zelionara alertou que ainda existem cerca de 40 mil pessoas que ainda não fizeram a primeira dose. “Precisamos que essas pessoas se organizem para se vacinar. A Secretaria vai intensificar o trabalho, para que todos recebam as doses.”

Ela lembra que o Rio Grande só vai ter uma imunização considerada adequada quando 70% da população estiver imunizada com a segunda dose. Portanto, “ainda há muito trabalho pela frente”.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.