NotíciasRio Grande

Covid-19: HU-Furg/Ebserh tem superlotação de UTI Neonatal e Centro Obstétrico

Nesta quinta-feira (03/02), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou a superlotação das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e Centro Obstétrico. O problema tem sido frequente e pode provocar restrição nos atendimentos.

O HU-Furg/Ebserh possui 10 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos intermediários e 3 de mãe canguru. Na maternidade são 28 leitos. Atualmente, estão todos os leitos disponíveis lotados. O hospital é referência no atendimento a gestantes de alto risco, e por essa razão, recebe pacientes de todo o Rio Grande do Sul, fator que contribui para a ocupação total dos leitos.

Segundo a instituição, o número de pacientes grávidas suspeitas ou positivas para a covid-19 tem relação direta com a situação de superlotação atual. Conforme explica o HU-Furg/Ebserh todas as gestantes antes de realizar qualquer procedimento, por segurança, realizam o teste da covid-19. Ainda há situações de pacientes que mesmo assintomáticas apresentam resultado positivo para o coronavírus. Em todos os casos, suspeitos ou positivos para a covid-19 o hospital realiza o isolamento dos leitos e pacientes, visando diminuir a necessidade a possibilidade de transmissão do vírus.

O hospital ainda destaca que o HU-Furg/Ebserh não é responsável por gerir a oferta do atendimento da região, devendo essa responsabilidade, ser feita pela Secretaria de Município da Saúde.

Comunicado do HU-Furg/Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comunica que o Centro Obstétrico, a Maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) estão sofrendo com frequente superlotação, o que pode causar restrições nos atendimentos. Cabe destacar que essas unidades atendem Rio Grande e região, podendo, como é o caso da UTI Neonatal, receber pacientes de todo o Rio Grande do Sul.

Além da alta procura pelos serviços, o número constante de casos suspeitos ou positivos para covid-19 tem ocasionado redução de leitos devido à necessidade de isolamento, visando diminuir a possibilidade de transmissão do vírus. Esse fato tem ocorrido, principalmente, na Maternidade, já que todas as gestantes internadas no HU-Furg realizam a testagem para covid-19. Desde janeiro, observa-se um aumento considerável de casos positivos entre as gestantes.

As equipes do Hospital estão empenhadas na busca de soluções para minimizar restrições nos atendimentos, sempre primando por oferecer atendimento de qualidade a todos os pacientes. Além disso, a Governança do HU-Furg tem atuado junto aos órgãos competentes, relatando a situação do Hospital, buscando alternativas para que os pacientes não fiquem desassistidos e possam ter atendimento em outras unidades de saúde.

Por último, é importante esclarecer que o HU-Furg/Ebserh é um hospital universitário federal que tem como missões o ensino, a pesquisa e a extensão, além de atuar como parte integrante do SUS. Dentro desse contexto, não é responsável por gerir a oferta de atendimento da região, devendo essa responsabilidade ser feita pela Secretaria de Município da Saúde.

Jornalista Thuanny Cappellari com informações da UCS HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação HU-Furg/Ebserh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.