Covid-19: Número de infectados e internados aumenta e preocupa o Executivo Municipal
As bandeiras de distanciamento social controlado, tanto para a região Sul, definida pelo governo estadual, como para o município do Rio Grande vão permanecer na cor laranja por mais uma semana. Na reunião do Comitê Municipal Técnico em Saúde, realizada nesta segunda-feira (15), manteve-se a cor da bandeira, embora os números de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e de internados em UTI para Covid-19 tenham aumentado.
Durante transmissão na página da Prefeitura pelo Facebook, nesta segunda-feira à noite, da qual participaram o prefeito Fábio Branco e a secretária de município da Saúde (SMS), Zelionara Branco, foi comentado que na semana retrasada havia 119 novos casos de infectados pelo vírus, contra 126 da última semana. “É um discreto aumento, mas um alerta para ficarmos atentos à mudança desse panorama. Além disso, houve, também, aumento no número de ocupação dos leitos de UTI Covid-19, que passaram de 12 para 15, nas duas últimas semanas”, citou a secretária.
Os aumentos de casos foram temas dominantes na reunião do Comitê. Para a secretária, passa a idéia de que as pessoas estão deixando de lado os principais cuidados que se deve ter nessa pandemia, como o uso de máscara, a higienização das mãos, o uso de álcool em gel e o distanciamento social evitando aglomerações. “A ausência desse tipo de comportamento por parte das pessoas acabam acarretando o aumento de casos (de infectados e de ocupação nos leitos de UTI). E o principal local com aumento desses casos é, justamente, no Cassino, onde há maior presença de público, por causa da temporada de veraneio”, comentou Zelionara.
Vacinas
O prefeito fez um breve relato da vacinação que se desenvolve no município, a partir das primeiras remessas de vacinas que o governo estadual enviou a Rio Grande. Disse que ainda não há previsão da chegada de novas doses para essa semana. Zelionara Branco antecipou que outros profissionais de Saúde que não atendem pacientes de Covid-19 devem ser imunizados nas próximas semanas.
Nesta terça-feira (16), feriado de Carnaval, uma força tarefa ainda vai vacinar idosos acamados e domiciliados com 85 anos ou mais. A previsão da SMS é encerrar a vacinação para esse público até quarta-feira (17). Por outro lado, cerca de 30% de idosos que não estão restritos ao domicílio e têm condições de ir à unidade de Saúde ainda não têm cadastro para vacinação. Por isso, a SMS está colocando um link no site da Prefeitura, a fim de que os cadastros dessas pessoas sejam efetuados.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Reprodução