NotíciasRio Grande

Cram recebeu filhote vivo de toninha nesta quinta-feira (12)

A operação para trazer o animal pôde reunir pesquisadores e especialistas de cinco países

O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da FURG recebeu para tratamento na tarde da última quinta-feira, 12, um filhote vivo de toninha (Pontoporia blainvillei) que encalhou na praia de La Coronilla, no Uruguai, no dia 9 de novembro. Trata-se de uma fêmea recém-nascida que encalhou com apenas uma semana de vida. Ela foi levada ao Centro de Tartarugas Marinhas Karumbé, onde recebeu cuidados por mais de um mês das equipes do Karumbé, da Red Nacional de Asistencia a Cetáceos (RENACE) e da YAQU PACHA Uruguai.

Em particular, as veterinárias Aricia Benvenuto (Usp) e Jenny Meegan, da National Marine Mammal Foundation (NMMF) – localizada nos Estados Unidos -,  foram cruciais no processo de reabilitação deste animal. Membros da Aliança para Conservação, Pesquisa, Resgate e Reabilitação da Toninha (AFCR3), composta por instituições que trabalham com a espécie em países como Brasil, Uruguai, Argentina, EUA e Alemanha, desempenharam um papel essencial nesse esforço. A YAQU PACHA e a NMMF são parceiros importantes da aliança, atuando como membros fundadores e também fornecendo recursos financeiros para apoiar suas iniciativas.

Sobre a exportação do animal marítimo

Com o prognóstico positivo do indivíduo, foi recomendada a transferência do espécime para o Cram, que possui uma estrutura adequada e uma equipe técnica capacitada para continuar cuidando do animal.

Para que a transferência entre os países vizinhos fosse possível, foi necessário que os órgãos oficiais dos governos do Uruguai e do Brasil trabalhassem em conjunto. O esforço coletivo para reabilitar a toninha é inestimável para a conservação dessa espécie, que está criticamente ameaçada de extinção. Além das organizações supracitadas, esta ação está sendo realizada com o apoio do Zoológico de Nuremberg (Alemanha), CMA-ICMBio, Ibama, Sema-RS, Patram, FURG, Ecomega (FURG), Dinara, MMA-UY, Mapa, Portos RS e Praticagem da Barra do Rio Grande.

Centro de Recuperação de Animais Marinhos

O Cram, inaugurado em 1974, é um trabalho institucional que, desde então, visa a reabilitação de animais marinhos resgatados ao longo da praia arenosa do Rio Grande do Sul em situação de enfermidade ou debilitados de alguma forma. O trabalho realizado pelo Cram é reconhecido mundialmente, principalmente por seus esforços no atendimento de animais marinhos e costeiros contaminados por óleo.

Em função de seu caráter e suas atividades, o Cram é, em Rio Grande, uma das entidades referência na chamada sustentabilidade socioambiental.

Secom FURG

Foto: Divulgação/Cram

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.