Curso de Corte e Costura da SCEL e Senac “Traje em Cena” forma 1° turma em Rio Grande
Com objetivo de desenvolver habilidades profissionais e impulsionar o empreendedorismo solidário e sustentável aplicado à moda, o curso Senac de Corte e Costura “Traje em Cena: Vestindo uma história” realizou na tarde de hoje (20) a formatura da 1° turma composta por 12 alunas. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) junto à primeira-dama do Município e atual secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Luciane Compiani Branco, com apoio do Senac.
O curso gratuito esteve estruturado em três módulos, sendo eles: O Universo e a Roupa como Ferramenta Cultural; Empreendedorismo aplicado à Moda e Processo Criativo e Sustentável da Costura, e contou com certificação de 98 horas e um total de 20 vagas ofertadas. O intuito foi proporcionar aos participantes não só o desenvolvimento de briefings, mas a criação de novas ideias, além de técnicas de desenho de figurino à mão livre, através de customizações de peças prontas que irão auxiliar na montagem de trajes de cena aplicados à modelagem pronta e acabamentos.
De acordo com a professora de corte e costura responsável pela formação da primeira turma do curso, Vera Oriente, a iniciativa permitiu estimular a criação de técnicas de costura aliadas ao estudo criterioso de cada figurino. “O nosso objetivo foi passar para as alunas a maneira correta de confeccionar um figurino, de acordo com o embasamento necessário exigido pelo evento ou contexto ao qual o figurino estará inserido.”
Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, esteve presente na cerimônia e destacou a importância do curso para o desenvolvimento da cultura artística local com ênfase na Economia Criativa nos diferentes segmentos culturais. “A proposta é uma oportunidade de qualificar a mão de obra, pois a costura é um segmento capaz de refletir uma identidade artística. A turma formada no dia de hoje é considerada uma turma piloto, pois começamos pela costura de trajes em cena e ainda pretendemos fazer formações nas áreas de cenografia, iluminação, maquiagem e todas que envolvem as artes cênicas.”
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação