Cursos do IFRS conquistam nota máxima no Enade 2019
Nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado dos Indicadores de Curso referente à edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve 13 cursos participantes. Desses, dois conquistaram a nota máxima (5) no Enade e três conquistaram a nota máxima (5) no Indicador de diferença entre os desempenhos observados e esperados (IDD).
Os cursos de Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande e de Gestão Ambiental do Campus Viamão conquistaram a nota máxima no Enade 2019. Já os cursos de Engenharia de Controle e Automação do Campus Farroupilha, Engenharia Química do Campus Feliz e Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande conquistaram a nota máxima (5) no IDD.
No Rio Grande do Sul, foram 592 cursos avaliados no Enade 2019.
Confira abaixo os 13 cursos do IFRS avaliados e os seus Conceitos Enade e IDD
Agronomia
Sertão – 4 Enade, 3 IDD
Ibirubá – 4 Enade, 4 IDD
Tecnologia em Agronegócio
Sertão – 2 Enade, 2 IDD
Engenharia de Controle e Automação
Farroupilha – 4 Enade, 5 IDD
Engenharia Mecânica
Erechim – 3 Enade, 4 IDD
Farroupilha – 4 Enade, 4 IDD
Rio Grande – 5 Enade, 5 IDD
Ibirubá – 3 Enade, 3 IDD
Engenharia Química
Feliz – 4 Enade, 5 IDD
Gestão Ambiental
Sertão – 2 Enade, 3 IDD
Porto Alegre – 4 Enade, 4 IDD
Viamão – 5 Enade, 4 IDD
Zootecnia
Sertão – 3 Enade, 3 IDD
Sobre o Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade e IDD são insumos para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC tem em sua composição ainda os elementos: nota do Corpo Docente do curso (titulação e regime de trabalho) referente ao ano de 2019, conforme informações do Censo da Educação Superior (Censup) e a nota da Percepção dos Discentes Sobre as Condições do Processo Formativo (Questionário do Estudante).
O resultado final da edição do Enade 2019 está previsto para o mês de dezembro de 2020, quando será divulgado o CPC dos cursos e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O IGC é composto pela média dos CPCs dos cursos avaliados nas três últimas edições do Enade, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas e, ainda, a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes, dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.
Assessoria de Comunicação Social IFRS
Foto: Divulgação IFRS