Curta-metragem gravado em Rio Grande teve estreia mundial em festival na França
Exibição de “O Cinema Acabou” marcou a abertura do evento, no dia 29
Um curta-metragem gravado em Rio Grande e produzido por uma equipe majoritariamente rio-grandina superou os limites da cidade e do país. “O Cinema Acabou” teve estreia na França na última quarta-feira, 29, na 3ª edição do Festival Regards Satellites, realizado em Saint Denis, Paris.
O curta conta com a direção do cineasta paulistano Lincoln Péricles, conhecido como LK. De Capão Redondo, zona sul de São Paulo, LK atua desde os 16 anos de forma independente em diversas frentes da produção cinematográfica, acumulando 15 anos de carreira e 18 filmes lançados. Nesta semana, ele viajou à França para participar do Festival Regards Satellites, onde 15 de seus filmes, incluindo “O Cinema Acabou”, estão sendo exibidos em uma retrospectiva dedicada à sua obra.
Quem assina o roteiro ao lado de LK é a rio-grandina Lorena Zanetti, que também protagoniza o filme. Ela interpreta uma atriz centenária do Rio Grande que tentou por muitas vezes sair da cidade para seguir sua carreira, mas sempre retornava ao seu lugar de origem, abordando a relação entre pertencimento e deslocamento que, segundo Lorena, é um tema muito conectado à cidade. Ela comenta que a obra ressignifica a cidade, propondo a reflexão sobre a ideia de que ir embora é melhor que ficar, e reafirma Rio Grande como um espaço de resistência e potência criativa.
Essa perspectiva trazida por LK e Lorena através da história do curta conversa com a realidade de muitos artistas, produtores e cineastas que estão longe das grandes capitais e grandes centros de produção. Para Lorena, receber esse reconhecimento através da seleção do curta para uma exibição internacional é especialmente significativa. “O festival celebra o cinema independente e periférico, destacando o Brasil no contexto do Ano do Brasil na França”, comenta.
Para Ana Luíza Souza, a responsável pela pesquisa do curta, chegar ao Regards Satellites é uma janela para que a obra chegue a outros lugares do Brasil e do mundo. “É uma baita oportunidade para o nosso projeto que foi pensado e realizado por uma equipe que tenho grande carinho e torna-se ainda mais especial por ser uma história tão específica sobre a nossa Rio Grande”, declara.
Foi a partir de uma conversa entre Ana Luíza e LK, em 2023, que a ideia do filme foi tomando forma. Ele possuía a ideia de produzir algo voltado para a história do Cine-teatro Carlos Gomes; ela, vinha desenvolvendo um mapeamento dos cinemas de calçada rio-grandinos para o seu trabalho de conclusão do curso de Geoprocessamento do IFRS Campus Rio Grande. Um encontro de objetivos muito proveitoso que rendeu na união de uma equipe diversa para tornar “O Cinema Acabou” realidade.
Além de LK, Lorena e Ana Luíza, ambas de Rio Grande, fazem parte da ficha técnica do curta os rio-grandinos Cláudia Feltrin (direção de fotografia), Jean Amaral (direção de som e assistência de direção) e Adryan Copello (finalização de som), além da mineira Rebeca Francoff (finalização de imagem). A equipe reforça presença e a força do audiovisual local, contribuindo com a ascensão do talento da cidade na produção cinematográfica.
Filmado no Centro Histórico do município do Rio Grande, com cenas no Cais do Porto Velho e no Calçadão, em frente ao antigo Cine-teatro Carlos Gomes, o curta é um convite a desbravar Rio Grande com outros olhos e a partir da sensibilidade e da arte de artistas locais. Além disso, também foram utilizadas imagens de arquivo de uma saída de matinê do Carlos Gomes e o informe “Ingresso Padronizado”, do Instituto Nacional do Cinema, de 1974.
“O Cinema Acabou” tem produção de Astúcia Filmes, distribuição de Cajuína Audiovisual e conta com o apoio do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine (NPA Ofcine) do IFRS – Campus Rio Grande, iniciativa idealizadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, onde na 6ª edição, em novembro de 2024, o curta também teve uma mostra de processo.
A equipe informou que, no momento, o filme segue em circuito de festivais e, por enquanto, ainda não há previsão da realização de lançamentos para além desses eventos.
O Festival
O Festival Regards Satellites é um evento francês de cinema independente. A sua 3ª edição teve início no dia 29 de janeiro e vai até o dia 9 de fevereiro, com uma pausa e retorno entre 3 e 6 de abril.
O festival busca dar visibilidade a cineastas inovadores, promovendo não apenas exibições de filmes, mas também debates e reflexões sobre o cinema feito nas periferias e suas potências criativas.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp