Da vida real para os corredores de uma Feira Encantada: as soberanas da 40ª FEARG
Andressa Lilja e Lais Gularte sentem a responsabilidade – e já a saudade – de usarem pela primeira vez uma coroa, igual a dos contos de fadas. Nos próximos 18 dias, elas deixarão a correria do mundo real para serem as soberanas máximas dos 40 anos da FEARG
Aclamadas pelas redes sociais, em dezembro último, a Rainha Andressa Lilja das Neves, de 19 anos, e a Princesa Lais Gularte Barbosa, de 24, se conectam aos contos de fadas para contar trechos bem reais de suas vidas. Conheça as soberanas desta edição histórica para a primeira Feira de Artesanato da Cidade do Rio Grande, que inicia nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 15 de julho, no Centro de Eventos.
Concorrendo com outras 20 meninas, a dupla encarou uma entrevista e também os esperados testes de foto e vídeo. Do grupo, quatro meninas foram selecionadas para a votação popular. Andressa foi eleita com 2.008 votos e Lais com 1.561. Desde então, as novas tituladas tiveram que cumprir com a tradicional maratona de divulgação de um evento, que, como elas mesmas asseguram, “sempre fez parte das nossas vidas”.
Apesar de lidarem com a dureza da realidade diária, aquela que não escapa das enfermidades, como as gripes e nem do esgotamento físico, as jovens comentam que quando vestem os seus vestidos e acomodam as suas coroas, a mágica começa. E mesmo sem ainda terem vivido os próximos 18 dias de festa, Andressa e Lais já sentem a saudade da representatividade. “Não tem com a gente continuar na Corte da Feira no ano que vem?”, divertem-se elas.
CINDERELAS
As soberanas que marcam os 40 anos de FEARG representam diferentes regiões do Município. Andressa sempre residiu na localidade do Povo Novo e é estudante do curso de Eletrônica do Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSul Campus Pelotas. Já Lais está tendo a oportunidade de concluir o Ensino Médio e sua floresta encantada sempre esteve no Bairro Vila Maria.
‘Por termos uma história parecida’, Andressa e Lais apontam ‘Cinderela’ como o conto de fada que mais combina com suas histórias. “Esta princesa mostra que, com humildade e fé em nós e em nossos sonhos, podemos chegar a qualquer lugar. E é assim que quero levar minha vida”, responde Andressa.
“AFRO COM MUITO ORGULHO!”
Com um lindo e vivo cabelão, cheio de cachos – “afro sim, com muito orgulho!” – a Princesa da FEARG enfrenta uma longa rotina de trabalho. Lais é ajudante na Academia Art&Manhas e, no espaço onde pulsa a arte da dança, da disciplina dos movimentos, a jovem faz de tudo um pouco, desde faxinas a até mesmo auxiliar os alunos ou a equipe em suas atividades, quando precisam. Toda vez que pode, a linda prenda também leva a sua alegria e simplicidade para os CTGs da cidade.
“Sempre me considerei uma vencedora, por correr atrás de cada sonho meu. Estou adquirindo minhas coisas com muito orgulho, é com meu suado trabalho que consigo tudo que eu quero. Sorriso no rosto e amor no coração me identifica nesta luta diária”, salienta Lais.
Quanto à sua ligação com a conhecida gata borralheira, a Princesa aponta: “Cinderela quando saiu de casa encantou a todos com sua beleza, como eu também conquistei o carinho de todos e me tornei uma Princesa”, observa Lais. Para falar do que vive em sua realidade, ela compara: “A madrasta foram todas as pessoas preconceituosas que já passaram em minha vida, achando que poderiam falar o que quisessem para mim”, desabafa.
Quanto aos preconceitos sofridos, ainda atualmente, a Soberana completa: “Acredito que um sorriso e o reflexo de felicidade afastam qualquer coisa, pois não existe nada melhor do que isso para superar um pré-julgamento”, ensina.
Entre tantas meninas, a jovem mostra porque é especial para os 40 anos de história da FEARG. “Sempre foi sonho um dia fazer parte de uma Corte e, ser da Corte de um evento voltado para a minha cidade é algo maravilhoso”, exclama. “Quando falam de FEARG, em minha memória, só vêm coisas boas, pois, desde pequena, presencio esse evento que é familiar, aconchegante, um lugar para encontrar os amigos e se divertir. A FEARG me ofereceu a oportunidade de estar perto de artistas que admiro, da cultura gaúcha ao som de tantos ritmos”, fala. “Sou grata a cada um que votou e me ajudou por hoje estar vivendo tudo isso”, agradece Lais.
E, assim, a jovem conclui: “Finalizarei meu reinado com a certeza de que, desde o início, não precisei passar por cima de ninguém para realizar o meu sonho. É maravilhoso poder dizer que já fiz parte da história de uma feira tão especial da nossa cidade. Agradeço a cada lugar por onde passei, pelo carinho e ótima recepção. Agradeço também o apoio da Rainha Mãe, como carinhosamente nos referimos à presidente da Feira, Ilda Geneci da Silva Veiga (e toda sua equipe) pela impecável responsabilidade que teve com nós em todos os momentos”.
O BROTO QUE VIROU RAINHA
Todos os dias, Andressa acorda as 6h para encarar a viagem de ônibus até Pelotas, cerca de 35 minutos de onde mora, para estudar as disciplinas do sétimo semestre do curso. Além disso, desde o quarto semestre, a Rainha faz estágio no setor de Audiovisual do IF, no turno inverso das aulas. “Dou suporte e também monto a estrutura de som e vídeo para os eventos, além da manutenção nos equipamentos, quando necessário”, explica. A rotina da moça inclui ainda academia e mais estudos antes de dormir.
Falando sobre sua trajetória, a titulada conta que o Povo Novo é um lugar especial que guarda as melhores lembranças da infância e que “levarei sempre no meu coração”. “Não havia lugar melhor para me criar”, sinaliza ela, indicando que concluiu o Ensino Fundamental na escola Alfredo Ferreira Rodrigues, a única instituição de Ensino da localidade, onde conquistou o seu primeiro título de destaque: a ‘Brotinho Alfredo’, em 2007. Dez anos depois, Andressa ganhou um título novamente, desta vez, como a Rainha 2018 da FEARG.
“Sempre tive vontade de participar de um concurso, mas também receio”, admite ela. A jovem define como “mágica” a conquista do título. “A coroa não só me coroou como me fez acreditar que tudo é possível, basta acreditar e tentar”, reflete. Das lembranças que guarda junto as suas participações como visitante do evento, Andressa se recorda da vez que brilhou na FEARG juntamente com a banda “da minha escola do coração”, a Alfredo Rodrigues. “Foi um dia importante, pois, além de estar com pessoas que gosto, fazendo o que gosto, eu também estava fazendo parte desta linda festa que é a FEARG”, destaca a moça.
Sobre a sua expectativa com a edição histórica do evento, ela frisa: “Para a 40ª Fearg espero recordes, recorde de publico, de vendas, de sorrisos, abraços e de novas histórias na memória de todos nós! Quero me doar inteiramente, e fazer desta a melhor edição que já teve; os rio-grandinos merecem uma linda festa. O publico em geral merece”, observa.
A MASCOTE
Ela não é uma princesa, muito menos uma rainha, mas já conquistou o coração de todos, em especial, o das crianças. Criada em 2017, diante a uma nova fase da FEARG, a Boneca Fê surgiu para representar – e também homenagear – o artesanato que é produzido em Rio Grande e em toda a região. Ela foi uma linda maneira dos organizadores do evento lembrar dos artesãos, os principais motivadores de nascimento da Feira, criada em 1978. E, assim, de crochê em crochê, ganhando o sorriso da criançada e conquistando seu espaço ao lado das Soberanas do evento, formou-se a tão solicitada Boneca Fê, que, neste ano, foi a principal divulgadora do evento nas escolas do Município. Cerca de 20 instituições, de toda rede de Ensino, foram visitadas. A boneca de pano, em tamanho gigante, possui cerca de dois metros de altura e, no momento, está sendo vivida pela jovem Vanessa Ferreira Duarte.
Assessoria de Imprensa FEARG (Jornalista Responsável: Bruno Zanini Kairalla 13.962-DRT/RS)
Foto: Bruno Zanini Kairalla – FEARG