Dados para o primeiro Observatório de Turismo do RS começam a ser captados durante a Expointer
Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro
Os primeiros números para o Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul começam a ser captados na 45ª edição da Expointer. O evento inicia-se no sábado (27/8), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Por meio de contatos com empresas dos setores de transportes e hospedagem, o Estado busca entender de onde vêm os turistas que visitam o Rio Grande do Sul no período da feira. “Com isso, será possível identificar as tendências a fim de traçarmos as melhores estratégias para qualificar a oferta turística, trabalhando em parceria com a iniciativa privada”, enfatiza o secretário de Turismo, Raphael Ayub.
A intenção do Observatório é reunir dados econômicos e sociais sobre o turismo no Estado para dar respaldo às decisões políticas, com painéis de informações e relatórios bimestrais. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor de turismo representará 11,3% da economia global, movimentando US$ 14,6 trilhões ao longo dos próximos dez anos.
O economista da Secretaria de Turismo, Antônio Pedro Lima, explica que com maior detalhamento do perfil dos turistas será possível direcionar os recursos públicos com mais precisão. Ele ressalta que a atividade turística resulta em emprego e renda. Em 2020, por exemplo, foram mais de 90 mil pessoas empregadas no setor do turismo gaúcho. “É importante ver os eventos turísticos como investimento e não como um custo”, enfatiza.
Um exemplo de evento turístico com impacto econômico foi a edição deste ano do Festival Internacional de Balonismo de Torres, realizado no feriado de 1º de maio no litoral do Estado. Com a maior parte do público presente proveniente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a atração gerou 500 empregos diretos e registrou 100% de ocupação da rede hoteleira.
Veja a pesquisa neste link.
ASCOM SETUR RS
Foto: Fernando Dias/Seapdr RS