Daer altera restrições de circulação nas pontes estaduais de classe 24 toneladas
Medida busca adequar trânsito de veículos de carga às condições da malha rodoviária
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – mudou a relação de trechos com restrição de circulação para adequar o trânsito às condições atuais da malha rodoviária. Por meio da Decisão Normativa 130/120, emitida em setembro, foi disponibilizada uma nova lista de segmentos com pontes e viadutos classe 24 toneladas. A medida abrange veículos do tipo CVC (combinação de veículo de cargas) que apresentam até sete eixos e carga entre 45 e 57 toneladas.
Entre as modificações, está a exclusão de locais onde a proibição não é mais válida. Um deles é a ponte sobre o rio Piratini, na ERS-702, no Sul do Estado. A antiga estrutura de madeira que dava acesso ao município de Piratini foi substituída por uma travessia de concreto com classe de até 45 toneladas, concluída pelo Daer em março deste ano.
Segundo a superintendente de transporte de cargas da autarquia, Alessandra Ribeiro, é importante que os transportadores estejam atentos sobre a nova relação. “É preciso analisar a norma, pois existem modificações nos trechos tanto de inclusão de restrição quanto de permissão, que podem interferir na logística de trabalho deles”, diz.
A nova lista substitui a da DN 118 de 2018, que foi revogada. Para conferir na íntegra a regulamentação basta clicar aqui.
Ascom Daer
Foto: Divulgação Daer