Daer usa tecnologia pioneira para inspecionar rodovias com altos índices de acidentes
Os locais foram selecionados a partir de dados sobre acidentalidade e volume de tráfego
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adotou, desde esta quarta-feira (29), uma tecnologia pioneira no Brasil voltada à segurança das rodovias. Por meio de um programa chamado iRAP – sigla em inglês para International Road Assessment Programmet – a autarquia vai inspecionar e avaliar rodovias com altos índices de acidentes via sistema de classificação por estrelas. A partir dessas informações, serão identificadas as áreas de risco a projetadas soluções para aumentar a segurança dos usuários.
Conhecido em português como Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, o recurso desenvolvido por um consórcio internacional capta os dados por meio de um veículo de inspeção. Esse automóvel é capaz de obter imagens georreferenciadas em 360 graus. As informações geram um arquivo do iRAP contendo todos os atributos da rodovia, que permitem classificá-la por estrelas e servem como base para a elaboração do Plano de Investimentos para Rodovias Mais Seguras. São dois relatórios que visam a combater os pontos críticos e salvar vidas, explica o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Sívori Sarti da Silva.
A contratação do programa foi proposta pelo Banco Mundial (Bird) como parte de seu projeto de financiamento para melhorar as condições da malha rodoviária do estado.
Projeto inicia por 1.500 quilômetros de 24 rodovias pavimentadas
Num primeiro momento, o Daer usará o sistema para inspecionar e avaliar a segurança de 1.500 quilômetros de suas estradas pavimentadas. O veículo do iRAP está nas estradas desde quarta-feira e deve percorrer trechos de 24 rodovias por aproximadamente uma semana. Os locais foram selecionados a partir de dados sobre acidentalidade e volume de tráfego.
Após esse período, serão gerados os relatórios que registram 78 atributos das vias. Entre eles, estão as condições do pavimento e do acostamento, a vegetação da região, largura da pista, acessos e travessias de pedestre.
Ainda neste ano, as informações técnicas estarão disponíveis aos engenheiros do Daer que poderão avaliar quais rodovias mais necessitam de intervenções.
SECOM RS
Foto: Fabio Mariot