NotíciasRio Grande

Darlene Pereira toma posse como prefeita do Rio Grande

A Câmara de Vereadores do Rio Grande empossou, nesta quarta-feira (1°), a primeira mulher prefeita do município mais antigo do estado gaúcho, a assistente social Darlene Torrada Pereira (PT), 62 anos. Eleita com 48.141 (49,13% dos votos) em 6 de outubro do ano passado, ela cumprirá o mandato 2025/2028, ao lado do vice-prefeito, Paulo Renato Gomes (PSB), o Renatinho, 63 anos.

A sessão no Legislativo municipal que deu posse à prefeita, ao vice e aos vereadores e vereadoras iniciou, pontualmente, às 15h30min, sendo presidida pelo vereador mais antigo da Casa, Luiz Francisco Spotorno (PT) e prestigiada por várias lideranças políticas do PT, entre elas, o ex-governador Olívio Dutra e os deputados Alexandre Lindenmeyer (federal) e Halley Lino de Souza (estadual).

Às 17h13min, já com todo o novo Parlamento empossado, foi a vez da prefeita Darlene Pereira e do vice prestarem o juramento obrigatório. “Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica, observar as leis da União, do Estado e do Município, promover o bem comum geral do município e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade”, afirmou Darlene.

Em seu primeiro discurso a nova chefe do Executivo Municipal expressou sua profunda gratidão e emoção em assumir esse importante cargo. Darlene destacou a importância da representação feminina na política e a responsabilidade que sente ao ser a primeira mulher a ocupar a prefeitura de uma cidade tão histórica. Fez um agradecimento especial a Olívio Dutra, lembrando que ele sempre a inspirou na vida pública e foi seu mestre, pois ensinou o que é a política para a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas, “e é isso que vamos fazer nesta gestão”, acentuou. Citou nomes importantes da história do município, como a escritora Carmem da Silva, a jornalista Julieta Amaral, o marinheiro Marcílio Dias e tantos outros que “honraram a cidade e ajudaram a construir a história valorosa do município”.

Darlene assegurou que vai ser a prefeita de todos e todas e pregou a unidade entre Executivo e Legislativo, para o bem maior que é o município e seu povo. Afirmou que vai trabalhar, incansavelmente, pela melhoria da vida de toda a população e continuará fazendo o que sempre fez, ouvindo as pessoas. Lembrou que a base para a nova gestão é o plano de governo apresentado e aprovado na eleição passada e que seu secretariado já está debruçado nele. Ao encerrar o pronunciamento de pouco mais de 10 minutos, a prefeita Darlene Pereira propôs que “todos e todas sigam juntos para tornar possíveis os nossos sonhos”.

O vice-prefeito Renato Gomes disse que teve a honra de assinar o livro de posse pela sétima vez, sendo cinco como vereador eleito/reeleito e duas como vice-prefeito. Agradeceu todo apoio familiar recebido e afirmou que o interesse maior de quem está assumindo a gestão é o coletivo, o desenvolvimento da cidade e ressaltou a importância do Legislativo como um espaço de pluralidade e de respeito às diferenças. Lembrou as conquistas da administração quando foi vice-prefeito do agora deputado federal Alexandre Lindenmeyer e acentuou que tudo é resultado das ações em prol da comunidade.

Outras manifestações

Após o pronunciamento da prefeita, o presidente da sessão, vereador Luiz Francisco Spotorno cedeu espaço para outros componentes da Mesa se manifestarem. O primeiro foi o deputado Halley de Souza. O parlamentar falou que o município teve a primeira vereadora mulher e agora a primeira prefeita que entra para a história como a mais preparada para enfrentar os desafios que o Rio Grande terá pela frente, sendo o maior deles fazer política pública para 54 mil pessoas que estão no Cadastro Único, o que justificam as políticas hoje existentes.

Já o deputado Alexandre Lindenmeyer defendeu a democracia e recordou outros períodos da história do parlamento rio-grandino quando chegou a ser fechado. Afirmou que o Legislativo está a serviço da comunidade e citou a importância do diálogo constante da nova administração com a Câmara de Vereadores. “Juntos, construímos o bem comum para a comunidade do Rio Grande”, finalizou.

O ex-governador Olívio Dutra foi o último a se manifestar. Começou afirmando que estava ali para falar de política e defendeu a pluralidade em todos os legislativos. Considerado mestre do pensamento político para gerações de petistas, Olívio afirmou que a construção do bem comum só é possível com o protagonismo das pessoas. Para que isso ocorra, na prática, “o povo tem que ser sujeito da política e não objeto”, afirmou o ex-governador.

Após tomarem posse na Câmara de Vereadores, Darlene e Renato Gomes se dirigiram à sede da Prefeitura, onde houve a cerimônia de transmissão do cargo pela gestão Fábio Branco.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.