DATC anuncia melhorias na frota de veículos
Novidades na frota de veículos do Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC). Além dos benefícios em ser transportado, diariamente, para a Capital do estado, com saída de Rio Grande em ônibus equipados com os mais modernos recursos de entretenimento e conforto, os passageiros vão poder usufruir, em breve, de novos veículos. A informação foi repassada pelo superintendente do órgão, Jorge Rafael, na terça-feira (26). Ele adianta que, até o final do ano, e depois de finalizado o processo licitatório em curso, três novos veículos vão estar disponíveis para fazer o trecho Rio Grande/Porto Alegre e vice-versa. Serão ônibus equipados, inclusive, com acesso a cadeirantes, uma novidade nesse tipo de transporte público.
Dentro do processo de desenvolvimento implantado pela superintendência no DATC, “uma incumbência determinada pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, a Prefeitura entendeu que seria necessário aumentar a frota, adquirindo esses três veículos e efetivando um processo de renovação de forma ainda mais intenso”. Para tanto, “um projeto de lei vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores e já existe, também, a aprovação prévia da Caixa Econômica Federal para aquisição destes veículos, com elevador de acesso a cadeirantes, o que é inédito e nos coloca na vanguarda e amplia o nosso conceito de atendimento”, completa o superintendente.
Além dos três veículos, o DATC prepara outro ônibus para circular no trecho Rio Grande/Porto Alegre. O veículo passa por uma recuperação, após sofrer uma colisão, no final do ano passado, próximo a Tapes. O custo total foi de R$ 28 mil e vai colocar o veículo dentro do padrão atual de atendimento oferecido aos passageiros. Para o superintendente do DATC, “renovar a frota é indispensável, mas damos demonstração de que o que temos, cuidamos, e cuidar do patrimônio público é dar valor com funcionalidade”.
Em breve, outras novidades vão surgir no DATC. O superintendente antecipa que, dentro de pouco tempo, novos sistemas vão ser incorporados na gestão da autarquia, dando eficiência e melhor desempenho às práticas desenvolvidas pelo DATC, oferecendo melhor retaguarda às operações de tráfego.
Equilíbrio no déficit
Há uma tendência de melhora em relação ao déficit no DATC. Isso, na avaliação de Jorge Rafael é resultado de um conjunto de ações implantados pela gestão e que a equipe conseguiu lograr. “Houve melhoria das despesas com combustíveis, na racionalização dos processos internos, incluindo horas-extras, utilizadas com racionalidade, e incorporamos receitas de concessões de uso de outros espaços públicos, como a Hidroviária e outras ações.”
Um outro enfrentamento feito pelo DATC refere-se à concorrência com aplicativos e empresas do setor de transporte intermunicipal. Para o superintendente, “não é um complicador nas atividades do DATC. Há um conceito de transporte oferecido pela autarquia de Rio Grande aos seus passageiros”. Nesse contexto, explica, “oferecemos um serviço de excelente qualidade em dois veículos – prefixos 2019 e 2020 -, incluindo o acesso a USB em todos as poltronas e entretenimento a bordo, com filmes à disposição por meio do aplicativo do DATC (https://bit.ly/2WectTb), sem que o passageiro gaste dados do seu próprio pacote. Além disso, o espaço entre as poltronas é maior do que a dos veículos concorrentes. Pra enfrentar a concorrência, “traçamos um paralelo do conjunto de benefícios que o nosso passageiro tem frente aos que a concorrência oferece”. A intenção do DATC é ampliar esses serviços para mais veículos da frota, hoje composta por 11 ônibus.
Aplicativo DATC
Lançado no começo desse ano, o aplicativo disponibilizado aos passageiros proporciona o acesso à compra de passagens pela Internet e a um novo atrativo. Em dois veículos, um serviço de reprodução de filmes, com 30 títulos disponíveis em catálogos. Para a reprodução, o passageiro acessa o aplicativo e clica na opção “filmes”. Será aberta uma página onde estará disponível o catálogo de lançamentos para a escolha do usuário, e que serão reproduzidos no próprio aparelho do passageiro, sendo necessário o uso de um fone de ouvido. O catálogo será atualizado a cada seis meses, para assim poder proporcionar sempre novas opções de entretenimento para a viagem.
O novo serviço opera através do uso da Internet, mas não consome os dados do cliente. Os dois veículos que disponibilizam a função estão equipados com uma rede exclusiva para reprodução dos filmes. Dessa forma, proporciona alta velocidade para a reprodução dos filmes sem travamentos.
O DATC também equipou esses dois ônibus com pontos USB, para ofertar o carregamento de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. Cada ponto de carregamento USB possui duas entradas e está localizado na parte inferior das poltronas. Cada um dos 46 lugares do ônibus terá disponível uma unidade de carregamento à disposição do passageiro.
O aplicativo para compra de passagens está disponível para download no link https://bit.ly/2WectTb. Está disponível, também, na Apple Store.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Roger da Rosa