DATC 50 Anos de História
O Departamento Autárquico de Transporte Coletivo (DATC), foi fundado em 31/10/1967.
Nos 50 anos de comemoração do departamento foi lançada uma logomarca comemorativa e um vídeo alusivo com o depoimento de funcionários na ativa e aposentados, como o Guilherme Xavier da Silva, o primeiro a conduzir o Bonde, atualmente, localizado na Praça Tamandaré. Em 2017, Marinez de Marco, assumiu seu cargo de servidora e é a primeira motorista rodoviária do DATC.
Há aproximadamente 5 anos à frente do Departamento Autárquico de Transporte Coletivo (DATC), o Superintendente Jorge Rafael da Costa Lopes, vivencia uma nova era neste serviço. Desde o princípio, sua preocupação foi reexaminar os processos administrativos e operacionais. Ao longo de sua gestão, o trabalho foi redistribuído conforme as habilidades de cada um. A intensão sempre foi poder atrair talentos.
Segundo o Superintendente, alguns profissionais estavam desmotivados com as funções desempenhadas. Por isso, foi criado um Projeto para redirecioná-las, promovendo um efeito positivo.
“Os servidores transformaram o DATC, e no Projeto recuperaram a capacidade de sonhar. O DATC se deve ao trabalho em equipe e poder de canalizar bem as energias das pessoas”, ressalta.
Melhorias Alcançadas
Buscamos investimentos junto à Prefeitura e solicitamos o retorno à sede, que anteriormente havia sido transferida e isso impactou diretamente na autoestima dos servidores. Corrigimos o sistema de patrimônio, organizamos e reestruturamos o DATC. Em 2015, tivemos a primeira prestação de contas sem ressalva pelo Tribunal de Contas da União. Tudo isso se deve ao trabalho em equipe, como por exemplo, do meu Adjunto na Superintendência, Luiz Jorge Pascal San Martins, servidor da casa e que se aposentou em 2017. Ele teve um trabalho essencial, mostrando os pontos críticos, onde deveria intervir, e me emprestou a sua experiência e capacidade analítica. O Luiz Jorge foi motorista do DATC muitos anos e profissional da área da Saúde também.
As melhorias devem-se também, ao trabalho do Clêncio Braz que foi Chefe do Controle, do Armando Costa Monteiro Neto, atual Chefe do Controle, da Denise Faria Ferreira Corrêa, Diretora de Contabilidade e Aldoir Mello de Mello, Diretor Administrativo.
Desafios Enfrentados
Em 2016, foi mantido o cenário de prestação de contas sem ressalvas, apesar de termos queda na arrecadação global. Tivemos que reduzir as horas extras, passamos a contratar profissionais localizados, realizamos contratação terceirizada, promovemos nova licitação para o serviço de lavagem dos veículos e combustível.
Outras Ações
Em 2014 e 2015, adquirimos dois novos veículos que foram nomeados: Marcílio Dias e Rita Lobato. E em 2017, outro veículo recebeu o nome de Guaraciaba Cardoso Silva, que foi a primeira Vereadora de Rio Grande, nas eleições democráticas e se destacou pelo trabalho em prol das mulheres.
Atualmente, temos uma frota de 11 veículos. Buscamos soluções adicionais, novas alternativas de receita, precisamos diversificar o horizonte estratégico. Porque existe uma perspectiva de perda progressiva e por isso, buscamos outras formas de atrair receita.
Uma delas, é a possibilidade de retomada do DATC no transporte coletivo e bilhetagem eletrônica. Outra alternativa, é a questão do Paradouro. Após insistência, conseguimos que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), aprovasse o uso da exposição da propaganda na capa das poltronas. Então, licitamos o espaço público, sendo o Paradouro VI o vencedor do certame. O valor é revertido para a manutenção e reforma dos ônibus.
Homenagem nos Veículos
Em 2015, o Carro Prefixo 2007 foi nomeado como “ Jesus da Luz”, uma merecida homenagem ao profissional Jesus Archanjo Luz, do Transporte Coletivo que foi exemplo de cidadão, de servidor, de dignidade e amor ao próximo. O servidor trabalhou 39 anos no DATC e nos anos 1965/1966 foi homenageado como motorista mais cortês da linha. Seu filho e sucessor, Augusto Jesus Lemos da Luz, atualmente, com 41 anos de trabalho, é o servidor mais antigo do DATC. Em função do legado, o Departamento decidiu ostentar o nome em comum de pai e filho em um dos veículos. Foi realizada solenidade com a presença dos familiares e foi muito emocionante esse momento.
Por que viajar de DATC?
Os veículos mais novos têm capacidade para acomodar 52 poltronas, mas optamos por colocar apenas 46, abrimos mão da receita em respeito aos usuários e para o maior conforto.
Os demais ônibus têm capacidade para acomodar 46 poltronas e optamos por colocar 40. Todos os veículos têm estofado confortável, além disso, ressaltamos o cuidado com as lavagens, fiscalização e dedetização. Entendemos que este serviço é que completa a questão do conforto. Adquirimos 4 novos motores para os ônibus, proporcionando manutenção e garantia de qualidade da frota.
Temos uma forma te atendimento individualizada, qualquer usuário que entrar em contato seja por telefone ou pessoalmente, será atendido e terá seu problema resolvido.
Atualmente, estamos incluídos em um seleto número de empresas que tem a forma de pagamento via internet e cartão.
Realizamos o acompanhamento da demanda mensal e verificamos a conduta da condução, ou seja, caso o motorista cometa alguma ação anormal ou que não cumpra as diretrizes do DATC, é tomada uma medida corretiva. Já realizamos substituição de profissionais por estarem em desacordo com as normas estabelecidas.
Jorge Rafael, faz questão de destacar em todos os momentos a importância de toda a equipe do DATC para a execução do trabalho, de forma a atingir a satisfação dos profissionais e clientes. Mantendo sempre, um ambiente sadio e com bom clima organizacional. Afinal, tudo isso influi na satisfação e qualidade de vida para as pessoas e o Departamento.
Para Compras via internet: www.datcriogrande.com.br
Se você precisar entrar em contato, o telefone do DATC é: (53) 3231-3566.
O DATC fica localizado na Rua Vice Almirante Abreu, 739 – Centro.
Produção e Reportagem: Thuanny Cappellari
Administração e Marketing: Rapha Rickes