NotíciasRio Grande

Defesa Civil do Rio Grande terá aplicativo personalizado para chamados em emergências

A Defesa Civil do Rio Grande receberá um aplicativo próprio para comunicação interna, através da parceria gratuita com a Empresa Siga, que além de ter disponibilizado a instalação de GPS para monitorar a localização das três viaturas da Defesa Civil, também fomentará a agilidade de chamadas em emergências e a padronização de processos.

A tecnologia se trata de um aplicativo de comunicação interna para atendimento de emergências. Sendo desenvolvido para agilizar processos e atender demandas entre pessoas e equipes mediante situações de crise. Tem por intuito oportunizar uma melhor performance nos serviços prestados à comunidade, de forma ágil e simples.

O aplicativo auxiliará a Defesa Civil na gestão de riscos, prevenção e nas chamadas em desastres. A tecnologia está em fase de adequações pela empresa totalmente rio-grandina, pois será um aplicativo protótipo totalmente personalizado. Através dessa tecnologia será disponibilizado informações, localização precisa com distância estimada e tempo aproximado até o local do chamado, relatórios e referencias fundamentais sobre os incidentes.

O proprietário da empresa Siga, Mauro Costa, destaca os pontos positivos dessa tecnologia, que terá sua implementação no período de testes em cerca de 45 dias. “Esse aplicativo busca contribuir na questão de agilidade dos processos, na comunicação interna e em performar toda a equipe de uma maneira única, por isso a padronização por meio do uso de aplicativos é fundamental. O aplicativo protótipo para a Defesa Civil visa reduzir o tempo de ação e ser mais incisivo na proteção da vida e do patrimônio”, fala Costa.

“Essa tecnologia irá revolucionar o que entendemos por chamados de emergência, pois ele transcende a forma como trabalhamos hoje, por meio de ligações telefônicas, sendo um chamado unificado, com ganho de tempo e agregando outras instituições e organismos vivos que nos auxiliam. A comunicação será mais rápida, não somente no chamado, mas na busca por equipamentos e recursos”, comenta secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel.

O prefeito, Fábio Branco, destaca a relevância dessa parceria para a comunidade. “Esse aplicativo para nós é significativamente importante, tendo em vista o uso da tecnologia para aperfeiçoar e melhorar o atendimento da Defesa Civil. Então, vem ao encontro daquilo que pensamos do serviço público, pontualmente a Defesa Civil, que possa ser mais ágil e rápido no atendimento, de maneira mais transparente, trazendo benefícios a população”, diz Branco.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.