Defesa Civil e Bombeiros lançam campanha preventiva contra incêndios na Ilha dos Marinheiros
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), com apoio do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, irá lançar a campanha “A Ilha é forte, mas não é a prova fogo” com o intuito de prevenir incêndios florestais na localidade da Ilha dos Marinheiros.
Nos últimos quatro anos, durante as comemorações de final de ano, o distrito sofreu incêndios de grandes proporções, afetando grande parte da vegetação local. A maior parte desses incêndios iniciam por falta de cuidado ao deixar restos de brasa no solo, cigarros e outros resíduos por parte de alguns visitantes da Ilha, além do uso de fogos de artifícios e sinalizadores.
O vice-prefeito do município do Rio Grande e coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato Mattos Gomes, alerta que somente no último ano foram registrados 9 incêndios, sendo um destes com duração de 8 horas. Esses trabalhos de contenção das chamas são feitos pela Defesa Civil, algumas secretarias operacionais e voluntários dos núcleos de proteção e defesa civil (NUPDEC’s).
“Trata-se de uma parceria importante, mais uma ação do município com o Corpo de Bombeiros Regional, que tem o viés da prevenção, assuntos tratados como prioridade por nós. Essas ações terão resultados positivos para a comunidade, e quanto a nós, envolve a sinergia de esforços à partir de trabalhos integrados, realizados ao longo do ano, como a realização de medidas preventivas e de resposta”, avaliou o tenente-coronel Everton de Souza Dias, comandante do 3º BBM, ao destacar o diálogo transversal com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Defesa Civil.
A Campanha
Na próxima quinta-feira (20), serão instaladas duas placas informativas na Ilha. Uma delas será instalada na entrada da Ilha e a outra próxima à gruta, local frequentado pelos moradores e visitantes da Ilha, a fim de confraternizarem.
No sábado (22), com o auxílio do 3º BBM, haverá a distribuição de folderes e cartazes informativos sobre maneiras de como evitar e prevenir os incêndios florestais, além de telefones para contato caso a população queira fazer denúncias ou em casos de emergência.
Aquisição de novos EPI’s
De acordo com o vice-prefeito e com o secretário executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, foram investidos recentemente recursos para a aquisição de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que serão utilizados na prevenção e contenção de incêndios florestais, enchentes, vendavais e quedas de granizo.
Além disso, serão realizados treinamentos constantes a fim de qualificar o atendimento da Defesa Civil, bem como dos voluntários dos núcleos de proteção, atuantes nas ações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação