Dia D tem ações de saúde para mulher, homem e crianças em Rio Grande
No sábado (22), todas as unidades de Saúde da rede municipal em Rio Grande estarão abertas das 8h às 16h para prestar orientações e envolver a população nas atividades alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul. O objetivo da Secretaria da Saúde é incentivar a busca por atendimento e prevenção ao câncer de mama (mulheres com 40 anos ou mais) e câncer da próstata (homens com 50 anos ou mais) e, também, vacinar todas as faixas etárias aptas a receber os imunizantes contra a Covid-19, Poliomielite e outras vacinas do calendário anual que estejam atrasadas.
De acordo com a Secretaria, o foco da atividade são as questões de promoção e prevenção à saúde do homem e da mulher. No dia, além das orientações para homens e mulheres, serão oferecidas, ainda, todas as vacinas de rotina para atualização do calendário vacinal e contra a Covid 19 para adultos e crianças, bem como os imunizantes da campanha nacional contra a Poliomielite para crianças de 1 até 5 anos incompletos, cujo ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde tem encerramento previsto para esse dia 22.
Quem pode ser vacinado
A vacina contra Covid-19 está liberada para crianças a partir de 3 anos de idade. Para esta faixa etária o esquema vacinal é de duas doses com intervalo de 28 dias entre elas. A vacina para esta faixa etária está disponível nas unidades básicas de Saúde.
Para adolescentes de 12 até 17 anos, são necessárias três doses, sendo que a terceira dose (primeiro reforço) é aplicada quatro meses após a segunda dose. Para população geral, a quarta dose contra a Covid-19 está disponível para pessoas que tenham 25 anos ou mais de idade. Para realizar a quarta dose (segundo reforço) é necessário ter realizado a terceira dose há quatro meses ou mais. Pessoas que realizaram a primeira dose com a vacina Janssen necessitam, também, receber as doses de reforço.
Durante a semana
Além da programação do Dia D, as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todos os postos de Saúde, no período da manhã, de segunda a sexta feira; na sala extra do Cassino, das 8h30min às 16h e aos sábados das 9h ao meio-dia; na UBS Hidráulica, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 15h; e no Posto IV (Canalete), das 9h às 17h e sábado das 9h ao meio-dia.
Para realizar a vacina o usuário deve levar a carteira de vacinação impressa com registro das doses anteriores e documento de identidade.
Campanha contra a poliomielite
A vacina da Polio (VOP) é administrada em crianças de 1 a 5 anos incompletos e está disponível em todas as unidades de Saúde. São apenas duas gotinhas, indolor e aplicada de forma rápida.
Essa campanha iniciou em agosto de 2022 e, até o momento, apenas 53% das crianças desta faixa etária foram vacinadas no município do Rio Grande. A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa, aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores e outras consequências. A doença ainda está ativa em alguns países (endêmica) e a baixa cobertura vacinal caracteriza um risco de volta da doença ao Brasil.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, as vacinas funcionam treinando o sistema imunológico para se defender contra micro-organismos como vírus e bactérias. A proteção gerada por algumas vacinas pode diminuir com o passar do tempo. Por isso, doses adicionais, que lembram periodicamente o sistema imunológico, são necessárias para evitar a doença.
RELACAO-DAS-UNIDADES-DE-SAUDE-DA-FAMILIA-2
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação