Dia da Luta Antimanicomial é lembrado com exposição feita por usuários do CAPS Ad em Rio Grande
A exposição Mãos do Mundo, com obras produzidas por onze (11) usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ad, pode ser vista até o dia 31 desse mês, no prédio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), localizado na Rua Marechal Floriano, 5, em Rio Grande. Todo o trabalho é alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado nessa quinta-feira em todo o país.
Conforme Daniel Correa e Vanezza Papaleo, arte-educadores que atuam no CAPS Ad, esta data é “um marco da reforma psiquiátrica brasileira, que teve na arte sua base para uma luta por espaços de cuidado em saúde mental, mais humanizados, ‘menos doentes’, mais livres”.
O CAPS Ad Rio grande existe há 13 anos e trabalha com tratamento da dependência química, vinculado à SMS, sendo um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que objetiva a promoção de saúde e o tratamento para a dependência química, em uma política de redução de danos que respeita e prioriza a vontade do usuário. O serviço oferecido no CAPS Ad atende pessoas a partir dos 16 anos, que tenham algum comprometimento dos vínculos familiares e sociais, devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
Localizado no Centro de Rio Grande, na Rua Napoleão Laureano, 261, o atendimento no CAPS Ad é por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para acolhimento. São ofertados atendimentos psicológico, escutas, grupos de apoio, oficinas de arte terapêutica, serviço social, acompanhamento psiquiátrico entre outros. O telefone para contato é (53) 32317375.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação