Dia de Conscientização sobre o Autismo reúne público no Praça Rio Grande Shopping
“Vou pedir pra você voltar, vou pedir pra você ficar, eu te amo, eu te quero bem …” O refrão é da música de Tim Maia, cantada e tocada por alunos de dois grupos musicais do Centro de Formação Escola Viva do município do Rio Grande, o Novo Afeto e o Muito Prazer Eu Existo. Eles se apresentaram na tarde desta terça-feira (2), em uma atividade na área central do Praça Shopping, na data em que se celebra o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. A apresentação soou como um apelo de todas as pessoas com algum grau de transtorno de espectro autista (TEA) na cidade. Um apelo por mais visibilidade, inclusão e respeito.
Junto com a Escola Viva, a ação no shopping foi realizada com a participação da Secretaria da Saúde (SMS), que levou para o local profissionais de várias áreas, como o Programa de Saúde da Pessoa com Deficiência e o Primeira Infância Melhor (PIM). Integrantes do Centro de Atenção Psicossocial Serelepe (Capsi), dispositivo de saúde mental que atende crianças e jovens até 18 anos que apresentam sofrimento psíquico de médio a grave estiveram no evento, assim como uma equipe da Escolinha do Trânsito da Secretaria de Mobilidade Acessibilidade e Segurança (SMMAS).
Os organizadores da atividade afirmaram que o temporal do dia anterior e a previsão de instabilidade para esta data, fez com que o público fosse reduzido na ação. Muitos participantes têm dificuldades de locomoção para atividades fora de domicílio.
Coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, Andreia Tarouco, comentou que a atenção básica em Saúde é a porta de entrada para os pacientes, tanto os que têm TEA como outras deficiências. Já Simone Arrieche coordena o Capsi e lembra que existe um núcleo dentro deste órgão municipal, mas hoje a referência em TEA no município é a APAE. Como o Capsi permanece com atendimento de média e alta complexidade, pacientes a partir de 5 anos de idade e menores de 18 anos que passarem por avaliação com diagnóstico para tratamento psíquico são atendidos no Capsi. Cerca de 100 pessoas na faixa etária de 5 a 18 anos incompletos recebem acompanhamento no Capsi.
No evento, a coordenadora administrativa do Centro de Formação Escola Viva, Sinatra Silveira cita que esse tipo de atividade reflete a necessidade de inclusão de todas as pessoas. De acordo com ela, “somos diferentes dentro das nossas particularidades, mas podemos realizar atividades, desde que sejamos inseridos na sociedade”.
O professor da Escola Viva, Franco Oliveira coordena o grupo de alunos que se apresentou no shopping. Frisou que tem sido uma experiência enorme trabalhar com educação para esse público específico. “É uma via de mão dupla e incrível cada aula que ministramos. O caráter social é bastante fomentado com esse grupo”, afirma.
A data
A celebração no dia 2 de abril foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidades (ONU) e instituída no Brasil pela Lei 13.652/2018. A proposta com esta data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas com TEA.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp