NotíciasRio Grande

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem debate sobre o fluxo de atendimento em Rio Grande

Na tarde de quinta-feira (18), no CCMar, foi realizada uma reunião de trabalho com equipes envolvidas no atendimento às crianças e adolescentes, em uma ação alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade foi promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social e pelo Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA) da Furg, com o objetivo de articular um fluxo de atendimento em rede no município.

De acordo com Angela Pietro, Coordenadora da Proteção Especial de Média Complexidade da SMCAS e uma das organizadoras do evento, por meio da campanha “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, a ideia foi reunir diferentes setores que atuam com a área para analisar suas atribuições e traçar estratégias para qualificar o atendimento prestado.

Durante a atividade, os presentes participaram divididos em grupos, a partir de sua área de atuação, para uma dinâmica com objetivo de conhecer o trabalho que é desenvolvido em cada órgão ou setor. Segundo a coordenadora do CEP-RUA, Simone Paludo, a intenção foi “poder olhar os serviços e identificar quais são as funções de cada um, seus objetivos, para que assim possam se articular e planejar um melhor fluxo de atendimento no município”.

Também presente na agenda, o secretário Evandro Silveira destacou a importância do evento para uma reflexão de toda a rede de proteção a crianças e adolescentes a respeito do trabalho de cada área e as maiores dificuldades. “Depois de um duro período, em que tivemos no município um elevado número de incidentes envolvendo jovens, muitos assassinados, e de grande número de acolhimentos, resolvemos fazer do dia 18/05 o dia de olharmos para dentro e aperfeiçoarmos nossos serviços em favor de nossas crianças”, disse.

Neste ano, o dia 18 de maio marca os 50 anos do crime que deu origem ao movimento. Em 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES). O corpo da criança foi encontrado seis dias depois, carbonizado. Até hoje os agressores não foram punidos. Diante da repercussão do caso e da necessidade de um cuidado especial para o assunto, dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, nos últimos sete anos foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.