Divulgada previsão climática para o inverno
O Instituto de Oceanografia (IO), através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para o inverno 2020
No dia 20 de junho, às 18h44, houve o início do inverno no hemisfério sul. A estação é caracterizada pelas frequentes entradas de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do país. No Rio Grande do Sul, observa-se, também, o aumento da probabilidade de ocorrência de nevoeiros e de geadas.
Previsão
De acordo com as médias históricas, o Rio Grande do Sul registra temperaturas médias entre 12,6°C e 15,3°C no inverno. Para Rio Grande, a média histórica de temperatura fica em torno dos 14°C. Nessa estação chove no estado, em média, 417mm, e em Rio Grande, a chuva esperada no inverno é de aproximadamente 360mm.
Para o inverno de 2020, a previsão climática indica chuvas próximas à média em todo o Rio Grande do Sul. Apenas no mês de setembro as chuvas devem apresentar valores superiores à média histórica.
Quanto às temperaturas, estas devem apresentar valores superiores à média histórica em todo o estado. A tendência é de que nos meses de julho e setembro as temperaturas apresentem valores acima da média e no mês de agosto abaixo desta.
Com relação ao inverno do ano passado, as previsões climáticas para o mesmo período apontam para um cenário menos chuvoso e mais quente no estado.
A temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial mantém a sinalização de neutralidade quanto à ocorrência de El Niño/La Niña. Já no Atlântico subtropical a tendência é de que as águas superficiais se mantenham com temperaturas acima da média.
→ Previsão Climática – Inverno/2020
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Pixabay