Doutorando da FURG realiza pesquisa sobre triboacústica e lubrificação na Áustria
Pesquisa no AC2T visa aprimorar a análise de lubrificantes e desenvolver novas tecnologias
O aluno de doutorado sanduíche Álvaro Santos Piovesan, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel (PPGCEM), orientado pela professora Henara Costa, do Laboratório de Engenharia de Superfícies da FURG (LabSurf), iniciou em dezembro de 2024 uma pesquisa no Austrian Centre for Competence on Tribology (AC2T), localizado em Wiener Neustadt, na Áustria.
A pesquisa de Álvaro é voltada ao estudo do comportamento de fluídos lubrificantes. O AC2T é reconhecido como o maior centro de pesquisas do mundo em tribologia, área que estuda atrito, desgaste e lubrificação. Durante seu estágio no centro, Álvaro está se aprofundando no uso de instrumentação especializada para investigar tribofilmes formados por lubrificantes, com ênfase nas interações com etanol.
Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento de metodologias para implementar a técnica de ultrassom em tribômetros, ferramenta que permitirá análises mais precisas e eficientes das propriedades dos lubrificantes. O treinamento intensivo possibilitará o conhecimento e domíniode equipamentos avançados, além da aplicação de novos conceitos de triboacústica. Espera-se que essas investigações contribuam para ampliar o conhecimento sobre o comportamento dinâmico dos fluídos e aprimorar sistemas tribológicos no Brasil.
A experiência internacional de Álvaro reforça a produção científica e tecnológica do pesquisador e da FURG, trazendo benefícios diretos para a pesquisa nacional em engenharia mecânica e de materiais. A troca de saberes entre o LabSurf e o AC2T fortalece a inovação e promove avanços significativos em áreas estratégicas para ambos os centros.
Secom FURG
Foto: Arquivo Pessoal
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp