Draga HAM 318 chega a Rio Grande para início da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto
Começará nesta quinta-feira (24) a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A draga HAM 318, de bandeira holandesa, chegou ao município na tarde de ontem e será responsável por retirar cerca de dois milhões de metros cúbicos de sedimentos que se acumularam desde a última obra, concluída em janeiro de 2020, quando foram dragados 16 milhões de metros cúbicos.
A dragagem tem como objetivo a manutenção das profundidades seguras para as atividades portuárias. A intenção da Portos RS é de realizar atividades semelhantes de forma continuada para impedir o assoreamento do canal e reduzir a quantidade de material a ser dragado.
Para sua realização, o Ibama emitiu uma autorização e para garantir que a obra aconteça da melhor forma e evitando impactos ao meio ambiente, foram estabelecidos monitoramentos ambientais específicos para a dragagem, além de todos os controles que a Portos RS já executa no canal de acesso, área de despejo e região da antepraia.
De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, “a dragagem anual e permanente, em volumes menores, será o padrão para o canal de acesso do Porto de Rio Grande, garantindo um risco ambiental menor e maior segurança para a navegação”.
Ascom Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS