Dupla ministra aulas de Ashtanga Yoga em Rio Grande
A expressão Yoga é derivada em sânscrito “yuj” e significa unir, controlar. Através da prática do Yoga você pode buscar uma mente mais tranquila, ter mais foco e alcançar o autoconhecimento. “O yoga é muito mais que a prática, é um estilo de vida”, explicam Émellem Rosa e Janice Pereira, instrutoras e pesquisadoras do tema.
Em 2013, ao assistir um vídeo de Alanis Morissette, Émellem despertou o interesse pela prática. A jovem, observou no clipe a cantora fazendo Yoga e logo percebeu os exercícios como forma de melhorar a postura e ter contribuições para o seu físico. Fez um convite para amiga Janice e juntas fizeram uma aula experimental.
De lá pra cá Émellem e Janice jamais largaram o Yoga. Iniciaram praticando em escolas e sempre prezaram pelo estudo e pesquisa, para assim, aprimorarem seus conhecimentos e transmitirem para mais pessoas. Atualmente, elas possuem a uma escola em São José do Norte e ministram aulas particulares em Rio Grande.
Ashtanga Yoga
Elas praticam a Ashtanga Yoga – conhecida por ser mais ativa. Émellem explica que a Ashtanga contribui para o desenvolvimento, é uma forma de treinamento e preparação para a vida. Além do exercício elas defendem “Uma vida de Yoga”, ou seja, pautada sob os princípios éticos e morais buscando compreender as técnicas para aplicá-las como uma filosofia de vida. A Ashtanga é benéfica para estabelecer uma melhor relação consigo mesmo e com os outros.
Ensinar o que se pratica
Apesar de no Yoga haver algumas práticas que podem ser ministradas por pessoas que não praticam aquela determinada técnica, na Ashtanga a filosofia é sempre ensinar o que se pratica.
Émellem e Janice não abrem mão de que toda técnica ensinada seja antes estudada e treinada. Elas aprenderam com a professora autorizada a ensinar a técnica.
A lida começa cedo, praticam seis vezes por semana, geralmente começam às 5h. O esforço é também uma das atribuições da prática, aprender a sair da zona de conforto, enfrentar desafios e conhecer os seus limites.
Tudo no seu tempo
Na Ashtanga há uma sequência fixa a ser respeitada. A vantagem é que cada aluno, de acordo com as suas possibilidades físicas, desenvolve os exercícios. Em outras palavras, concede-se um atendimento individualizado, compreendendo que cada pessoa possui o seu tempo e limitações que são respeitadas. Elas contam que cada pessoa evolui conforme o seu corpo e flexibilidade. É uma atividade mais democrática.
Contribuição para a Vida
As instrutoras falam que muitas pessoas buscam a prática para trabalhar especialmente a forma física. Contudo, o Yoga proporciona benefícios além deste. Um exemplo, é a possibilidade de aperfeiçoar o foco, haja vista, que dentro de uma sala de aula, várias pessoas estão se exercitando ao mesmo tempo, cada uma no seu ritmo, seus limites e portanto, o indivíduo deve voltar a atenção para si e buscar a sua evolução individual.
Além disso, você é colocado em situações parecidas com as que se vive no dia a dia e isso ajuda você a se preparar como reagir e como solucionar situações.
Respiração e Circulação Sanguínea
Um dos passos da prática é desenvolver a respiração sussurrante, para que você possa perceber a sua respiração corporal. É através dela que o corpo gera suor e libera toxinas. E não há porque se assustar, esse processo é benéfico inclusive, para a circulação sanguínea. Enquanto o corpo aquece, o sangue circula melhor nas articulações e órgãos internos. Diferente de outras práticas, a Ashtanga se caracteriza por esse procedimento.
E o que muda, na sua vida, mesmo?
Janice revela que antes do Yoga mantinha seus sentimentos contidos, era mais tímida. A prática mudou a sua vida. Foi fundamental para lidar melhor com as pessoas de seu convívio, para deixar a preguiça de lado e desenvolver a tão necessária disciplina. Conquistou também uma melhor capacidade de solução de problemas, resiliência e hoje ela diz que possui mais foco e sente-se mais forte para lidar com as circunstâncias.
Émellem diz que compartilha do pensamento que o “Yoga é o medicamento da mente”. Para ela é uma forma de usar o corpo para treinar a mente. No seu caso, os exercícios a ajudaram a solucionar um problema de postura que a deixava encurvada. Contribuíram para que consiga externar os sentimentos e posicionar-se melhor diante da vida. Émellem revela que somente o primeiro passo em “abrir o peito” já foi essencial e mais significativo que a própria condição física. Ela reaprendeu a abrir-se para o mundo.
Físico e emoções
Já que estamos falando em emoções, as instrutoras explicam o que comumente ocorre ao longo da vida. Com o passar dos anos, a tendência do corpo é “recolher-se”, pessoas mais velhas ficam mais curvas e com uma postura não adequada. “A tendência é fechar o corpo ao longo da vida, devido aos acontecimentos e questões emocionais.”
O Ashtanga, através da prática e consciência sobre a prática, com o passar do tempo, proporciona condições para você viver melhor e sentir-se mais preparado para enfrentar conflitos.
Como decidir sobre onde fazer?
- Busque profissionais, pessoas capacitadas que tenham condições de ministrar aulas e que você tenha conhecimento se permanecem estudando;
- O professor é fundamental para evitar que você se machuque, pois ele é o profissional indicado para lhe orientar sobre os exercícios.
- Saiba quem está conduzindo, busque conhecer se o professor aprende com profissional autorizado do mercado.
- Pratique com quem pratica. Faça aulas com quem tem consciência do que está ensinando.
- É fundamental confiar no professor. Se estiver capacitado, ele deverá orientar a fazer os exercícios como deve ser.
Ficou com vontade de praticar?
É só entrar em contato pelos telefones (53) 8114-3779 ou (53) 98122-9617.
A Émellem e Janice ministram aulas particulares e em grupos em Rio Grande. Em São José do Norte no Sattava Ashtanga Yoga na Rua Júlio Miguel dos Santos, nº 59 – Bairro Tamandaré.
https://www.facebook.com/sattvaashtangayogashala/
Jornalista Thuanny Cappellari – Equipe Rio Grande TEM
Foto: Divulgação