Ecoparque Turístico dos Molhes da Barra conhece projeto vencedor
Foram conhecidos nesta semana os vencedores dos concursos públicos de arquitetura lançados pelo governo do estado para cinco municípios gaúchos. Os Molhes da Barra do Rio Grande estavam entre os integrantes da proposta e a ideia é a construção do chamado Ecoparque Turístico.
A proposta vencedora foi a de João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro, de Curitiba, seguido por Mário Figueroa, de São Paulo, e por Cássio Sauer, de Porto Alegre. O primeiro colocado também foi responsável pelo projeto da nova Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em 2020.
Os Molhes da Barra são considerados a segunda maior obra de engenharia oceânica do mundo, perdendo apenas para o Canal do Panamá. São eles que protegem a entrada da Barra do Rio Grande, permitindo uma navegação segura e evitando a formação de bancos de areia que seriam um impeditivo para a atividade portuária.
A intenção do projeto vencedor é de construir um complexo voltado ao atendimento dos turistas que chegam à Praia do Cassino. Depois de pronta, a área contará com espaços de gastronomia, praças, deques, estacionamentos, estação para as vagonetas e um píer de atracação de embarcações para a realização de passeios.
Ascom Portos RS
Fotos: Divulgação/Portos RS