Edital Ações Culturais das Comunidades abre nesta sexta e contempla Rio Grande
Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS, representante da CUFA (Central Única das Favelas) de Frederico Westphalen/RS, contemplada no Edital de Chamada Pública SEDAC n° 13/2020 e junto a Secretaria de Estado da Cultura e CUFA Rio Grande do Sul, levará à 23 municípios, 63 comunidades, integrantes do Programa RS Seguro, o edital “Ações Culturais das Comunidades”, que viabilizará R$ 14.160.000,00 (quatorze milhões cento e sessenta milhões de reais) de recursos da Lei Aldir Blanc para artistas, grupos e trabalhadores da cultura. A cidade do Rio Grande está contemplada, abrangendo os bairros: Parque Marinha, Getúlio Vargas, Quinta, São Miguel e Castelo Branco.
Sobre o Edital
Nesta sexta (15/01), será lançado às 14h30, e edital da Lei Aldir Blanc pelo facebook. Acompanhe pela página do facebook da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac RS) ou pelo Youtube da Sedac RS
Realizado por meio da Chamada Pública nº 13/2020, o edital Ações Culturais das Comunidades é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Sedac, Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS (ADESNRS), Cufa Frederico Westphalen e Cufa RS. A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos será parceira na mobilização e capacitação nas comunidades.
O edital promoverá a estruturação e qualificação de iniciativas feitas por coletivos culturais de base comunitária e premiará agentes culturais que atuam em bairros e regiões dos 23 municípios participantes do programa RS Seguro (Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública).
Irão participar da Live a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, o secretário Executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha, o coordenador da Cufa Frederico Westphalen, Júnior Torres, e o coordenador da Cufa RS, Paulo Santos.
O “Ações Culturais das Comunidades” é viabilizado através dos recursos recebidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, em atendimento ao previsto na Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.
O objetivo do Edital consiste em selecionar agentes culturais e iniciativas coletivas de base comunitária para o recebimento de premiação e subsídio para estruturação e qualificação.
– Prêmio – Agentes culturais: Pessoas físicas, residentes e com reconhecido trabalho cultural na comunidade integrante do Programa RS Seguro nos últimos 2 (dois) anos;
– Subsídio – Grupos: Ações coletivas culturais de base comunitária de Pessoas jurídicas (empresa, MEI, associação) ou um grupo de pessoas físicas com reconhecido trabalho cultural realizado na comunidade integrante do Programa RS Seguro nos últimos dois anos.
Serão contempladas atividades relacionadas a um ou mais segmentos culturais: artes cênicas – circo; artes cênicas – dança; artes cênicas – teatro; artes visuais; artesanato; audiovisual; carnaval de rua; culturas populares; literatura; música, patrimônio cultural; pesquisa e documentação: patrimônio cultural imaterial; tradição e folclore.
Veja a lista completa de todos os municípios e comunidades que integram o programa RS Seguro
Sobre a CUFA
A organização atua há mais de 20 anos em todos os Estados do Brasil e em diversos países do mundo. Têm como fundador Celso Athayde, Executivo Social, e MV Bill, uma das principais personalidades do RAP Nacional.
No Rio Grande do Sul, a instituição possui, igualmente, mais de 20 anos de atuação, realizando programas e ações que visem o desenvolvimento social através da democratização de oportunidades, inserida nas áreas de maior vulnerabilidade social do Estado.
Em Frederico Westphalen/RS, a CUFA é representada pela Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS, onde sua abrangência regional acontece há 12 anos, viabilizando projetos em diversas áreas, sobretudo, culturais. A entidade é a responsável pelo Centro Cultural e de Desenvolvimento Social da CUFA, o primeiro Centro Cultural do município, estrutura considerada de Relevante Interesse Cultural do Estado do Rio Grande do Sul pela Assembleia Legislativa do RS.
Sobre o RS Seguro
O Programa “RS Seguro” foi elaborado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul a fim de oferecer aos gaúchos um estado com mais segurança.
Lançado em 28 de Fevereiro de 2019, pelo Gabinete do Vice-Governador, Ranolfo Vieira Júnior, a iniciativa consiste em um programa com medidas estruturantes, orientadas pelo tripé de diretrizes de Integração, Inteligência e Investimento Qualificado e, em sua operacionalização, é norteado por quatro eixos: Combate ao crime; Políticas sociais preventivas e transversais; Qualificação do atendimento ao cidadão; Sistema Prisional.
Atua com foco territorial, em localidades com os maiores índices de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação