Educação de Jovens e Adultos: EMEJA Paulo Freire chega à comunidade da Querência
“Vamos criar uma escola que vá ao encontro das demandas da nossa comunidade”, disse o Secretário de Educação, André Lemes, quando em 2013 nascia à ideia da criação de um espaço que pudesse dar a oportunidade de estudo a todos aqueles que tiveram seu percurso escolar interrompido por algum motivo. Assim nasceu a EMEJA Paulo Freire, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Município da Educação, que permitiu que a ação se tornasse uma escola, instituída por decreto e que hoje compõe as 75 escolas da Rede Municipal.
Na noite da última quarta-feira (13), foi a vez dos moradores da Querência serem contemplados com a iniciativa. As atividades, que no último dia 5 foram inauguradas na comunidade da Mangueira, na sede da escola Ramiz Galvão, agora também serão desenvolvidas na Associação dos Moradores da Querência e é mais um passo para o avanço do município na política de inclusão de jovens e adultos ao ambiente escolar.
Reconhecendo a diversidade cultural e regional, a EMEJA Paulo Freire visa oferecer o direito à educação para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade regular ou não puderam dar continuidade à escolarização. A instituição acredita que o direito à educação se realiza efetivamente com acesso e matrícula que garantam a qualidade do ensino, propondo uma experiência educativa construída por um coletivo de educadores e educandos, num tempo e espaço de possibilidades a todos que tiveram seu percurso escolar interrompido por razões diversas.
O secretário de Educação, André Lemes, representou o Chefe do Executivo na ocasião e, em sua fala, também parabenizou toda a equipe da Smed pela consolidação do projeto e pelo trabalho que é desenvolvido diariamente em prol da comunidade rio-grandina. Parabenizou em especial a Presidente da Associação dos Moradores da Querência, Vani Costa, que segundo ele “é uma pessoa que nunca deixou de acreditar no potencial e de batalhar por aquilo que de fato faz significado na vida de uma pessoa que é a educação, essa pessoa com todo meu respeito e admiração é a senhora Vani”, finalizou.
Além dos já citados, estiveram presentes no evento a representante do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) da FURG, Daiane Ferreira, a diretora da EMEJA Paulo Freire, Flávia Gonzales, a representante da Câmara de Vereadores, professora Denise Marques, a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosana Farrius, além de vereadores, alunos da escola e familiares.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Joanna Vaz