Educadores sociais realizaram visita à Ilha dos Marinheiros
A Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Programa Primeira Infância Melhor – Criança Feliz, realiza visitas domiciliares a famílias, promovendo a atenção às que tiverem gestantes e crianças de até os 6 anos e que estão em situação de vulnerabilidade social, utilizando nas atividades as experiências e a cultura vivenciada pelas famílias.
Durante as visitas, os educadores sociais levam informações e atividades a fim de estimular crianças desde o primeiro mês de vida. Em Rio Grande, o trabalho também oferece instruções sobre cuidados aos moradores das comunidades do Núcleo Rural do município, como na comunidade da Ilha dos Marinheiros.
O Programa Primeira Infância Melhor – Criança Feliz potencializou o trabalho desenvolvido pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, através da triagem feita para melhor auxiliar o usuário final. Essa parceria, que é o pilar da integralidade do cuidado, contribui para identificação das famílias com perfil para atendimento do programa, aumentando a cobertura dos programas no município e fortalecendo da rede em áreas mais afastadas.
A Ilha dos Marinheiros está situada a mais de 50 km da zona urbana. O atendimento é feito de uma forma diferenciada por se tratar de uma comunidade pesqueira e advinda da agricultura, sempre se adequando a cultura do local. “O visitador precisa de transporte para deslocamento por se tratar de áreas afastadas umas das outras e residências em formatos de chácaras, os horários de visitação são flexibilizados de acordo com cada caso e esse trabalho potencializa o atendimento de toda a rede de saúde” – destaca o coordenador do Núcleo da Criança Fernando Rafael Bitello.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação/PMRG