Educandário Coração de Maria muda diretoria
A assembleia geral do Conselho Deliberativo do Educandário Coração de Maria deu posse à nova diretoria executiva, liderada pela assistente social Darlene Pereira. O presidente que encerrou o mandato, Leonardo Salum, passa a vice-presidente. A chapa ainda tem Rosimary Olione e Sirlei de la Cruz na Secretaria; Marta Mendes Espírito Santo e João Galarraga Novo na Tesouraria; Elza Renata Arrieche e Ramão Troina como primeiro e segundo provedores.
No auditório lotado de dirigentes voluntários e apoiadores da escola, Leonardo Salum apresentou um relato das principais realizações da gestão que começou em 2021 durante a pandemia, com as aulas suspensas. Foi feito diagnóstico de problemas estruturais e financeiros. Houve, entre outras ações, a reposição do telhado do educandário, que estava totalmente comprometido; a implantação de energia fotovoltaica que reduziu a conta de luz de R$ 800 para R$ 72; pintura e recuperação de janelas; fechamento da fossa e total recuperação da pracinha onde as crianças dos anos iniciais brincam. Relatou também as ações para conquistar novos apoios e recursos financeiros, além da nova estrutura administrativa. “No entanto,” disse o ex-presidente, “nada é tão importante para nós quanto fazermos o melhor para os quase 200 projetos de vida que temos, os nossos estudantes. Por isso seguimos com os objetivos de ampliar o número de estudantes atendidos, inclusive os bolsistas, e as atividades de fortalecimento de vínculos.”
Para a nova presidente, fazer o inventário de móveis e imóveis, seguir a recuperação do histórico prédio, revisar procedimentos e atribuições, contratar síndico/zelador, ampliar a capacidade de comunicação com a comunidade e captar novos recursos são ações administrativas prioritárias no Plano de Ação. Mas qualificar professores e funcionários, ampliar o número de alunos e qualificar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são objetivos pedagógicos fundamentais da nova gestão.
O Educandário
O Coração de Maria completará em agosto 162 anos. Foi fundado em 1861 por voluntários como internato para meninas órfãs. Em 1903, as irmãs do Imaculado Coração de Maria assumiram a direção e as meninas recebiam aulas de costura e bordado, práticas educativas e conhecimentos culinários. Em 1974, passou a ter também alunos externos, meninos e meninas. A diversidade favoreceu mudanças na linha de ação e maior abertura para a comunidade. As religiosas saíram da gestão em 2019, quando o Educandário passa a ter gestão totalmente leiga. Junto com a diretoria executiva em 2021, foi empossada a nova direção da escola, liderada pelas professoras Neila Silva, diretora, e Fabiane Saad, vice, ambas com experiência em educação, gestão educacional, assistência social e finanças. Atualmente, são atendidos quase 200 estudantes na instituição, sendo 130 bolsistas.
Assessoria de Comunicação Educandário Coração de Maria
Foto: Reprodução Google Maps