Em Brasília, Gabriel Souza defende projetos estratégicos para o desenvolvimento do RS
Governador em exercício buscou alternativas para áreas como logística e malha ferroviária
O governador em exercício Gabriel Souza teve uma série de agendas em Brasília nesta segunda-feira (15/4) para buscar o avanço de projetos prioritários para o Rio Grande do Sul, especialmente a captação de fundos internacionais e o desenvolvimento logístico. Ele esteve no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a ministra Simone Tebet, e no Ministério dos Transportes, onde encontrou o secretário-executivo George Santoro. O secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, acompanhou as agendas.
A pavimentação da Transcampesina, rodovia que interliga munícipios como Herval, Hulha Negra e Aceguá, foi uma das pautas tratadas na reunião com Simone. “Este é um projeto fundamental para o crescimento da região Sudoeste, além da conexão do Rio Grande do Sul com o Uruguai, fortalecendo negócios e turismo”, explicou Gabriel. Segundo a ministra, ela deverá visitar o Estado, assim como o país vizinho, no final de maio, quando poderá apresentar novidades quanto ao assunto.
Da mesma forma, Gabriel dialogou sobre a ponte binacional Porto Soberbo (Brasil) e El Soberbio (Argentina), sobre a qual o governo gaúcho subsidiará o Ministério do Planejamento com mais informações para dar andamento ao projeto. O governador em exercício defendeu, ainda, a criação de um laboratório de biossegurança veterinária em comum com Uruguai e Argentina para fortalecer a produção de proteína animal, sobretudo em território gaúcho. “O Rio Grande do Sul já tem o selo de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. Com este laboratório, poderemos ampliar as ações e aumentar a segurança da proteína animal, valorizando o produto gaúcho”, disse.
A renegociação da dívida dos estados também fez parte da conversa com a ministra. Simone afirmou estar acompanhando as discussões e que entende as questões orçamentárias. “Entendo as particularidades dos estados e estarei junto com o ministro Fernando Haddad nas próximas etapas desta negociação”, afirmou Tebet.
Desenvolvimento logístico
A agenda logística do Rio Grande do Sul foi tratada com o secretário George Santoro. Gabriel apresentou demandas da BR-290, como a ligação com a Zona Norte de Porto Alegre, que deve ser conduzida pela empresa concessionária, mas necessita de autorização do Ministério dos Transportes. Ele também reforçou a importância da retomada das obras dos lotes 1 e 3 da rodovia após questões envolvendo a empresa contratada. Os trabalhos nos lotes 3 e 4 já foram retomados, segundo o secretário.
Quanto à Malha Ferroviária Sul, Gabriel atualizou Santoro sobre as ações, especialmente as que o Estado vem conduzindo junto ao Consórcio Integrado dos Estados do Sul e Sudeste (Cosud), como um estudo de demanda de carga.
“Estamos começando a discutir o tema e em breve vamos apresentar aos governos um plano que vai incluir a Malha Sul”, garantiu o secretário, informando ainda a previsão financeira do governo federal para melhorias nas ferrovias brasileiras.
Ascom GVG RS
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp