NotíciasRio Grande do Sul

Em debate virtual, Leite relata situação de combate ao coronavírus no RS

Leite explicou que, com o apoio da sociedade, o Estado tem conseguido retardar a disseminação do vírus

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quinta-feira (23/4), de um debate virtual promovido pelo Itaú Unibanco sobre o combate à Covid-19. Os moderadores da conversa foram o economista-chefe e diretor de Pesquisa Econômica do banco, Mario Mesquita, e o vice-presidente de Política e Economia do Itaú, Luiz Cherman.

Ao apresentar um panorama da situação da pandemia no Rio Grande do Sul, Leite explicou que, com o apoio da sociedade, o Estado tem conseguido retardar a disseminação do vírus. “Ainda não testamos efetivamente nossa estrutura, mas estamos reforçando número de leitos e de equipamentos caso sejamos testados lá na frente. Sabemos que vamos perder vidas, mas não aceitamos perder vidas por falta de atendimento”, reforçou o governador.

Além de apresentar as medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação do vírus, Leite explicou o distanciamento social controlado, que deve ser adotado a partir de maio e que levará em consideração a região e o setor econômico afetados.

Ao apontar que o RS projeta queda de arrecadação de 30%, Leite também falou sobre o apoio do governo federal aos Estados e aos municípios durante a crise. “Não é um socorro ao governador ou ao governo, é um socorro ao povo brasileiro. Esses recursos serão utilizados para prestação de serviços. Caso contrário, teremos um colapso, e quem paga a conta é o cidadão”, alertou.

Doação para o combate ao coronavírus

O Itaú Unibanco anunciou, em 13 de abril, a doação de R$ 1 bilhão para combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. O valor, maior doação já realizada pela iniciativa privada no país, irá financiar as atividades do Todos pela Saúde. O projeto anunciado pelo banco para combater a Covid-19 será liderado por Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, e coordenado por sete especialistas da área da saúde, busca dar agilidade a políticas e prioridades definidas pelas autoridades sanitárias.

A doação soma-se a medidas anunciadas anteriormente pelo Itaú, que incluem a doação de cerca de R$ 250 milhões a projetos de melhoria da infraestrutura hospitalar, além da produção e da aquisição de testes, máscaras de proteção, equipamentos de saúde, entre outros.

SECOM RS

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.