Em família: Pai e filha vivem os personagens mais queridos do Natal no Praça Shopping
Pai e filha vivem a experiência de trabalhar lado a lado, levando a alegria do espírito de Natal. Flávio Damas, 57 anos e Flávia Damas, 35 anos, são durante os meses de novembro de dezembro, mais conhecidos como o Papai Noel e a Duelete do Praça Rio Grande Shopping.
Como o Natal é época de partilhar, além da conversa com os personagens, as famílias também podem brincar no cenário de decoração de Natal do Praça que é um ambiente totalmente interativo. Possibilitando brincadeiras aos pequenos e inclusão para pessoas com deficiência – uma das preocupações contínuas do Praça.
A gerente de Marketing do Praça Shopping, Michelle Rossettini detalha sobre o cuidado com o espaço para receber as famílias a cada nova conversa com o Noel:
“A poltrona do Noel é uma experiência. O bom velhinho está ali para receber as pessoas, fazer o acolhimento, além disso, temos pinturinhas faciais, fantoches, desenhos e tatuagem que as crianças piram. Este conjunto torna mais divertido e dinâmico o encontro com o Noel. É um momento de falar com o Papai Noel, fazer a foto, entregar a cartinha, mas é o momento de ter uma experiência com o Noel e a Duelete. Temos o escorregador e jogos interativos para toda a família brincar. Recebemos um público intenso de pessoas e acredito que se deve ao fato de aqui elas possuírem espaço para brincar, as famílias têm uma relação de pertencimento com o Praça Shopping, devido à inclusão que trabalhamos o ano inteiro e não só em uma data, pois já faz parte do DNA do Praça Shopping”.
Índia Fontes, mãe atípica da Larissa Fontes de 7 anos que possui mielomeningocele e outras comorbidades nem sempre encontra locais adequados para a filha poder brincar. Há anos a família frequenta o Praça Shopping e valoriza o pensar sempre inclusivo do Praça. Larissa brincou no cenário interativo e elas fizeram questão de nos contar como foi desfrutar do espaço natalino:
“Realmente pra nós foi surpreendente. A Larissa amou e quis ir várias vezes no escorregador, inclusive se sentiu segura para ir sozinha, o que nos deixou realizados. Além disso, o cenário é simplesmente perfeito, fez os olhinhos dela brilharem felizes”, celebrou Índia.
“Foi muito legal, eu escorreguei na primeira vez e o meu papai teve que ficar na frente, mas depois eu fui sozinha”, exclamou de felicidade a pequena Larissa.
Para o Papai Noel, Flávio e a Duelete, Flávia, a tradição de vestir os personagens já é de família, isso porque há mais de vinte e cinco anos Flávio atua em ações sociais como o “Bom Velhinho”. A prática contagiou a família e então, a filha Flávia há mais de cinco anos passou a acompanhá-lo. A dupla mais querida desta época do ano chega ao segundo ano consecutivo de temporada de Natal no Praça Shopping.
E para entender como é vivenciar tudo isso, conversamos com o Papai Noel e a Duelete:
- A cada Natal e experiências como Papai Noel e Duelete, o que mais, ao longo destes anos, chama atenção de vocês nos pedidos?
O que mais nos chama atenção é que as crianças não pedem brinquedos, roupas, bens materiais. E sim, pedem cada vez mais tempo com seus pais, com suas famílias.
- Crianças com autismo, por exemplo, requerem por vezes, uma atenção especializada para às necessidades delas. Existe um preparo para poder atendê-las? A experiência de vocês no dia a dia auxilia nisso?
Toda criança requer um preparo, uma compreensão para falar, abordar e para instigar a sua imaginação, fazendo com que ela siga acreditando na magia natalina. E as crianças com autismo não são diferentes, só precisamos entendê-las, nos colocarmos no lugar, sentir o que elas sentem para poder atendê-las. Antes mesmo de termos esta experiência em casa, porque o meu filho possui TEA, já tínhamos com as crianças no geral, pois trabalhar com crianças requer entendê-las, analisar o seu meio familiar, os seus pedidos, tudo com calma para poder abordar sem assustá-los e assim fazer com que tenham um momento mágico com o Noel.
- Flávia, como é ter o seu pai ao lado recebendo o carinho e oferecendo afeto a tantas crianças e famílias?
É lindo de ver porque o mesmo carinho que ele dá para nós filhas e netos ele dá para as crianças.
- Qual seria o mundo ideal para o Papai Noel e Duelete?
Um mundo com menos correria, onde os pais pudessem ter mais tempo de lazer com os filhos, onde as crianças tivessem mais atenção. Um mundo com menos violência para que elas possam ser criança, sem ter aquele medo diariamente. Um mundo com pais mais pacientes e compreensivos.
- Se puderem deixar uma mensagem, qual seria para as famílias?
Tenham mais paciência com o próximo, mais compreensão, mais amor, principalmente com as crianças, instiguem a imaginação delas, para que sigam tendo a inocência de ser criança.
O Papai Noel e a Duelete estão no Shopping de terça a domingo das 14h às 22h.
Banda do Noel
O Praça Shopping contou durante o mês de dezembro com apresentações da ‘Banda do Noel’ para alegrar o público e os lojistas. A Banda é composta por músicos da Banda Marcial Tradicional da Escola Wanda Rocha, com integrantes de idades entre 07 e 38 anos. Além disso, a atração contou com artistas da Freedom Cia de Dança. A Banda do Noel do Praça valoriza a tradição rio-grandina de bandas marciais e dos talentos da dança na cidade.
Natal Solidário
A chegada do bom velhinho ao Praça Shopping marcou o início da campanha solidária de Natal em prol das crianças da Ilha da Torotama, em parceria com a Comissão dos Motociclistas de Rio Grande.
Durante os meses de novembro e dezembro, o Espaço Solidário do Praça recebeu brinquedos novos ou em bom estado, que serão entregues às famílias da Ilha da Torotama que sofreram com as enchentes ao longo deste ano.
Lar da Criança Raio de Luz
Os clientes também se uniram à corrente de solidariedade, adotando cartinhas das crianças e adolescentes do Lar da Criança Raio de Luz. O Lar acolhe 21 crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 18 anos. O Praça Shopping celebrou em conjunto com a comunidade a adoção de todas as cartinhas, assim, todos os acolhidos do Lar receberão os presentes desejados neste Natal.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Praça Rio Grande Shopping
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp