NotíciasRio Grande

Em Moscou, reitor assina acordo de cooperação e FURG integra liga de Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússiarússia

Ação aconteceu durante missão acadêmica e científica na Rússia

Nesta segunda-feira, 14, o reitor da FURG, Danilo Giroldo, em conjunto com uma delegação brasileira composta por diversas autoridades e representantes de universidades brasileiras, chegou à capital da Rússia, Moscou, para o início de uma missão acadêmica e científica no país. A ação envolve uma série de visitas às instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, encontros com autoridades, assinatura de um acordo de cooperação internacional com o Shirshov Institute of Oceanology of Russian Academy Of Sciences (Sioras) e a formalização da Liga das Universidades Belarussas, Brasileiras e Russas.

Liga das Universidades

Com o intuito de promover a criação de uma associação informal e voluntária, na última quarta-feira, 16, o reitor assinou a formalização da Liga das Universidades Belarussas, Brasileiras e Russas. O grupo surge a partir dos objetivos compartilhados de promover a educação, a pesquisa e a colaboração acadêmica internacional, reconhecendo a importância de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior e científicas entre os países.

Durante o evento de criação da Liga, a FURG foi uma das três universidades brasileiras escolhidas para fazer o uso da palavra, oportunidade em que o reitor Danilo Giroldo pode destacar o protagonismo da Universidade no grande desafio global de enfrentamento das mudanças climáticas. Ao todo integram o grupo 67 Instituições de Ensino Superior, sendo 20 brasileiras.

“A criação desta liga internacional de universidades representa a maior ação brasileira em curso no campo da diplomacia científica e permitirá incrementar parcerias em todas as áreas do conhecimento, mas com grande destaque na pesquisa polar e oceanográfica, nas humanidades e nas ciências sociais aplicadas, bem como nas áreas tecnológicas e demais áreas do conhecimento, notadamente as linguagens, a pesquisa energética, a biotecnologia, a nanotecnologia e a computação, dentre outras”, destacou Giroldo

Em sua gênese, a formalização do grupo possibilitará eventos internacionais como o Fórum de Reitores de Universidades de Belarus, Brasil e Rússia, estipulado pela Liga como o principal mecanismo de discussão, planejamento e tomada de decisões sobre as atividades e a direção futura da associação.

A Liga atuará, inicialmente, por meio de 12 grupos de cooperação temática – chamados de clusters setoriais – que desenvolverão ao longo do ano uma série de pesquisas, intercâmbios acadêmicos e projetos de colaboração.

Acordo de cooperação

Nesta quinta-feira, 17, o reitor da FURG participou de outro compromisso na capital russa, desta vez envolvendo a assinatura de um acordo de cooperação, ocasião em que ele e o diretor em exercício do Shirshov Institute of Oceanology of Russian Academy Of Sciences, Vladimir Petrovich Shevchenko, firmaram na embaixada brasileira em Moscou, um acordo internacional entre as instituições. O ato, que tem caráter Científico, Tecnológico e Cultural, contribuirá para a integração de atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino nos níveis de graduação e de pós-graduação das Universidades, beneficiando todas as áreas do conhecimento e setores que possuam interesse mútuo.

“A assinatura deste acordo é bastante estratégica, pois representa a parceria da FURG com o maior instituto de pesquisa oceanográfica da Rússia, possibilitando uma série importante de atividades acadêmicas e culturais que possibilitarão complementar estudos em andamento e integrar bases de dados para promover uma melhor compreensão de diversos fenômenos oceanográficos. Representa, também, um ato concreto no sentido de aproximar a FURG das atividades científicas e de educação superior no âmbito do BRICS”, detalhou o reitor.

O acordo torna possível uma série de interações entre as Instituições, tais como o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos; colaboração entre professores e pesquisadores no que toca o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e inovação tecnológica; promoção, colaboração e participação em eventos científicos, tecnológicos e culturais tais como seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos; desenvolvimento de programas conjuntos que levem a dupla-diplomação, respeitadas as normatizações das instituições envolvidas; orientação e coorientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado; e participação em bancas examinadoras respeitadas as normatizações das instituições envolvidas; bem como a permuta de material bibliográfico e de outra natureza conforme a necessidade de ambas instituições.

Visitas

No início da semana Giroldo realizou uma série de visitas à diversas instituições de ensino e pesquisa da Rússia, estabelecendo contatos importantes para futuras parcerias. Nessa agenda, destaca-se a visita à National Research University Higher School of Economics (HSE) e ao Research Center of Biotechnology of the Russian Academy of Sciences (RAS), na última segunda-feira, 14. Na terça-feira, 15, o reitor se deslocou até a cidade de Dubna, para conhecer o Joint Institute of Nuclear Research (JINR), que é uma organização internacional na pesquisa sobre energia nuclear.

De acordo com o gestor, as áreas de energia, biotecnologia, nanotecnologia, radiobiologia, humanidades e ciências sociais aplicadas destacam-se como de grande potencial para futuras parcerias. “A partir do início de novembro, serão contactados grupos de pesquisa da FURG para que essas futuras parcerias possam começar a ser desenvolvidas”, concluiu Giroldo.

Secom FURG

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.