Em Paranaguá, Gabriel Souza defende conexão da malha ferroviária e portos do Sul
Gabriel Souza visitou a Portos do Paraná no segundo dia de agendas no Estado
A conexão da malha ferroviária Sul e os portos da região foi a pauta principal das reuniões realizadas nesta sexta-feira (5/4), segundo dia de agendas do vice-governador Gabriel Souza no Paraná. Ele conheceu a operação do complexo portuário de Paranaguá e Antonina e reforçou a importância da integração entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para aprimorar e qualificar a Malha Sul. No dia anterior, ele esteve reunido com representantes dos governos catarinense e paranaense para discutir as demandas a serem apresentadas ao governo federal.
O vice-governador apontou a relação entre as ferrovias e os portos, que são complementares no transporte de cargas, ressaltando a relevância da ligação intermodal para os Estados da região Sul. “Ferrovias e portos têm uma sinergia muito importante, porque, naturalmente, a carga que é transportada pelos trens tem como principal destino os portos do país. E, quanto à Malha Sul, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e o nosso Rio Grande do Sul, é muito importante ter esta conexão de maneira apropriada e aprimorada”, explicou.
Ele ainda destacou a articulação dos governos dos três Estados durante a visita ao Porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil, para impulsionar o comércio exterior e garantir insumos necessários para o mercado interno. “Ter uma malha ferroviária efetiva e eficiente é o grande objetivo dos três Estados do Sul no diálogo que estamos fazendo com o governo federal, para que tenhamos cada vez mais produtos gaúchos sendo levados para o exterior e, também, para que possamos trazer para o Rio Grande do Sul insumos necessários para o consumo na região”, complementou.
O coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, também citou a união dos Estados do Sul para aprimorar a proposta que será apresentada ao governo federal, com estudo de potenciais e investimentos necessários. “Hoje estamos abaixo dos 20% de participação do modal ferroviário. A nossa meta é sair dos 20% e elevar esse índice para números globais. Nós estamos competindo com o mundo e os nossos produtos também. Então, nós temos que atingir a classe mundial também na infraestrutura ferroviária”, detalhou.
Ampliação do modal ferroviário no PR
A Portos do Paraná, empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, movimentou mais de 65 mil toneladas em 2023. O número é o maior já alcançado na história da instituição, fundada em 1935.
Com expectativa de crescimento ainda maior, neste ano e nos próximos, e para suprir a demanda crescente do mercado, a empresa deu início à obra do Moegão, orçada em R$ 650 milhões, que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos.
Os detalhes do projeto, que está dividido em duas etapas, foram apresentados pela direção da Portos Paraná durante a reunião desta manhã. De acordo com a empresa, após a conclusão do Moegão, o ganho operacional será de 63% na capacidade de desembarque de cargas, com a possibilidade de até 180 contêineres simultâneos e 11 terminais interligados.
Ascom GVG RS
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG RS
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