Em Pelotas, Defensoria Pública receberá apoio técnico farmacêutico do CRF e da UFPEL em demandas da Saúde
Apoio técnico farmacêutico do CRF e da UFPEL em demandas da Saúde
A Defensoria Pública Regional (DPR) de Pelotas firmou, na última sexta-feira (24), um acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) com o objetivo de fornecer apoio técnico farmacêutico aos defensores públicos em demandas que envolvem medicamentos e produtos de saúde.
“O convênio é muito importante para o desenvolvimento de nosso trabalho na área da saúde, especialmente no interior, onde a Defensoria Pública não conta com servidor farmacêutico. O apoio de profissionais farmacêuticos que o convênio nos oferece nos possibilita qualificar a judicialização de medicamentos, que poderá até mesmo diminuir com esse apoio técnico. Esse foi o primeiro convênio desse tipo realizado no país”, ressalta a defensora pública Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira.
Na prática, o auxílio envolve pareceres técnicos desenvolvidos por professores e alunos do curso de Farmácia da UFPEL. A proposta atual, definida no encontro, é ampliar o trabalho dos farmacêuticos. Além disso, a ideia é que os profissionais também iniciem o acompanhamento farmacêutico das pessoas que recebem medicamentos pela via judicial.
O projeto foi construído a partir de ações iniciadas pelo Comitê da Saúde Estadual, que resultaram na inserção de farmacêutica nos quadros da Defensoria Pública em Porto Alegre, o que ocasionou a redução dos processos ajuizados pela DPE/RS.
Participaram do encontro que resultou no acordo a defensora pública Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira; a diretora do CRF/RS, Zelma Padilha, acompanhada do assessor de Relações Institucionais e farmacêutico Everton Borges e do conselheiro federal suplente do Estado William Peres; e os professores da UFPEL Paulo Maximiliano Corrêa e Claiton Lecina.
ASCOM DPE/RS
Foto: Divulgação