Em viagem para Itália e Alemanha, comitiva do governo apresenta potenciais do RS e estreita laços com os países
A missão internacional ocorre entre 14 e 22 de abril
Com objetivo de apresentar as potencialidades de negócio do Rio Grande do Sul e estreitar relações com países europeus, a comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite partiu, nesta sexta-feira (12/4), para a Itália, primeira parada da missão institucional do governo do Estado. Em seguida, o grupo segue para a Alemanha. Nos dois países, serão realizadas reuniões com representantes governamentais e possíveis investidores.
Leite destacou a importância da missão para reforçar laços e buscar oportunidades para o RS. “A missão é uma oportunidade de estreitarmos os laços econômicos e culturais com países tão relevantes para o Rio Grande do Sul. Temos uma identidade fortemente influenciada pelas imigrações alemã e italiana. É importante que aproveitemos isso para buscar oportunidades e ampliar negócios com empresas desses países e que estão instaladas no Estado”, ressaltou.
O primeiro compromisso será em Verona, na região do Vêneto. A comitiva participa da feira internacional de vinhos e bebidas Vinitaly, que reúne produtores, fornecedores e compradores de vinhos e outras bebidas alcóolicas. Durante o evento, serão apresentados os potenciais do enoturismo e da vitivinicultura, buscando aumentar a visibilidade e o reconhecimento dos produtos originados no Estado.
Por ser uma das regiões de onde veio boa parte dos imigrantes italianos que se fixaram no Rio Grande do Sul, uma equipe do governo se reunirá com representantes do governo da província do Vêneto. Os preparativos para a celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, que ocorre em 2025, será a pauta do encontro.
Ainda na Itália, em Roma, o governador participa de encontros com organizações dos setores financeiro, de logística, de viagens e de produção agrícola sustentável. Nas reuniões, a comitiva deve apresentar os pontos de destaque para atração de investimentos e aqueles que interessam às áreas de atuação das empresas italianas.
No Vaticano, Leite se encontra com o Papa Francisco, ocasião em que vai convidar oficialmente o pontífice para a participar da celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. O quadricentenário da chegada dos missionários será comemorado em 2026 e uma série de ações estão sendo planejadas para relembrar a história dos Sete Povos das Missões.
Após as agendas na Itália, a comitiva segue para Mainz, na Alemanha, onde se reúne com o chefe de governo do Estado da Renânia-Palatinado e com o governador de Hessen. Nos encontros, representantes dos governos serão convidados a participarem das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que ocorrem durante todo o ano de 2024.
A convite da Stihl, o governador Eduardo Leite participa, na sequência, de uma visita à uma das unidades da empresa em Wiesbaden. O encontro tem como objetivo fortalecer o relacionamento com a empresa, que escolheu a cidade de São Leopoldo como base para suas operações no Brasil. Já em Hamburgo, Leite se reúne com representantes de empresas de logística e de produção de equipamentos para a geração de energia sustentável.
Já no encerramento da missão, a comitiva participa da Hannover Messe, importante feira alemã do setor industrial. No evento, o governo do Rio Grande do Sul participa do Brazil Day, apresentando projetos regionais para transição energética verde, em especial os ligados à produção de hidrogênio verde e de outras energias sustentáveis.
A Secretaria de Comunicação fará a cobertura jornalística completa da missão no site e nas redes sociais do governo.
Roteiro da Missão
Domingo (14/4) – Verona:
- 9h30 – Reunião com Presidente do Grupo Veronafiere
- 11h – Abertura da Vinitaly
- 13h – Almoço com autoridades
- 14h30 – Inauguração do estande do RS na feira
- 20h – Jantar com promotores da Vinitaly e da Wine South America
Segunda-feira (15/4) – Verona:
- 10h – Reunião com o presidente da região do Vêneto (Estande do Governo Vêneto na Vinitaly)
Terça-feira (16/4) – Roma
- 9h – Agenda com o Embaixador do Brasil em Roma
- 9h15 – Reunião com a Agência de Fomento SACE
- 10h – Reunião com a SIMEST
- 10h45 – Reunião com a Intesa San Paolo
- 11h30 – Atendimento à imprensa na Embaixada do Brasil
- 12h – Reunião com a Food and Agriculture Organization (FAO)
- 15h – Reunião com a Italo Treno
- 16h15 – Reunião com a ITA Airways
- 16h – Reunião com a ASTM (Paralela – Secretaria de Parcerias e Concessões)
- 19h – Jantar com o Embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca
Quarta-feira (17/4) – Vaticano:
- 8h – Agenda com o Papa Francisco
- 11h – Visita ao Vaticano
Quinta-feira (18/4) – Mainz/Wiesbaden:
- 10h – Reunião com o chefe de Governo da Renânia-Palatinado (Representação: Secretário Artur Lemos – Casa Civil)
- 14h30 – Visita à unidade da Stihl em Wiesbaden
Sexta-feira (19/4) – Hamburgo:
- 8h – Café da manhã com a Fraport
- 10h – Reunião com a Nordex SE
Domingo (21/4) – Hannover:
- 18h – Abertura oficial da Feira Industrial de Hannover
Segunda-feira (22/4) – Hannover:
- 10h – Visita à Feira Industrial de Hannover
- 13h – Abertura do Brazil Day, na Feira Industrial de Hannover
- 13h50 – Apresentação de projetos do RS para transição verde – Brazil Day
- 14h30 – Encerramento do Brazil Day
SECOM RS
Foto: SECOM RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp