Em visita à Ilha da Torotama, Ministro da Pesca, André de Paula, promete auxílio para a região
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na Ilha da Torotama na manhã desta segunda-feira, 06, para conversar com a comunidade e ver a situação da Ilha após as enchentes que assolaram a região nos últimos meses. Estiveram presentes na visita o Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer (PT), o suplente a Deputado Estadual, Halley Lino de Souza (PT) e o vereador Nilton Machado (Republicanos).
Entre as demandas apresentadas pelos moradores estão o pedido de barreiras de contenção na “Praia da Ilha”, para evitar que a região continue sendo dizimada, auxílio aos pescadores e pescadoras e a recuperação para o melhor acesso às estradas. Os moradores foram ao encontro com o adesivo “SOS Torotama”, pedindo mais atenção para a localidade.
A reunião com os moradores ocorreu na escola Cristóvão Pereira de Abreu, onde o ministro escutou os pedidos. Além disso, foi entregue um documento da escola, assinado pelos estudantes e que foi lido na presença do Ministro, pelo diretor Sícero Miranda, com as solicitações para a região. Os Ilhéus recorreram ao Ministro para requerer o Seguro Defeso aos pescadores e pedir ações em prol das pescadoras.
“Reforçamos o pedido de um auxílio emergencial para os pescadores e um trabalho com as pescadoras, trazendo cursos de formação, trabalhando o reaproveitamento de pescados e de redes. Trabalho com congelados e tantos outros que se pode fazer dentro da cadeia produtiva do pescado.”, explicou a moradora Denise Miranda.
O pedido de barreiras de contenção ocorre há muitos anos. Toda vez que os Ilhéus enfrentam uma nova enchente, retoma a preocupação dos espaços cada vez mais destruídos e sem ações de prevenção:
“Apresentamos as demandas da Praia da Ilha solicitando barreiras de contenção, recuperação das estradas e acessos e a questão do Seguro Defeso o auxílio emergencial que o pescador precisa. Tudo o que a gente pode relatar para ele da situação da comunidade, da pesca no geral, a gente relatou. Ele ouviu, acolheu e se comprometeu a nos ajudar. Então estamos esperançosos.”, celebrou a moradora Denise Miranda.
Na tarde desta segunda-feira, o Ministro ainda realizou reunião com os pescadores.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp