NotíciasRio Grande

Emater/RS-Ascar de Rio Grande realiza entrega de kits de alimentação para indígenas

Na quarta-feira, 4, da Emater/RS-Ascar de Rio Grande, com apoio da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), realizou a entrega de kits alimentação para 20 famílias da Aldeia Para Roké, situada na antiga estação Fepagro. Estes kits fazem parte do termo de colaboração FPE 1982/2018 entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Segundo o chefe do escritório municipal, o Engenheiro Agrônomo Rogério Silveira, este programa tem por objetivo proporcionar às famílias beneficiadas alimentos para subsistência, bem como contribuir para a segurança alimentar. Ainda, ressalta que já foram entregues materiais para construção de aviários, materiais para confecção de artesanato e sementes de hortaliças. Destaca também a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Cooperativismo que tem dado todo suporte necessário para as famílias, bem como para o desenvolvimento das atividades.

No município, a Emater/RS-Ascar atende 27 famílias indígenas, através de ações de assistência técnica e social. O escritório também está atuando na execução do programa Brasil Sem Miséria que, segundo a Extensionista Rural Social Josiane Lottermann ,responsável pela execução do programa no Município, tem por objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população.  Nesta etapa foram selecionadas 16 famílias das três aldeias indígenas do município. Elas participarão do eixo inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias.

Ainda neste contexto, o Secretário Adjunto de Agricultura, Jesus Carrasco, ressalta que a Secretária tem trabalhado no auxílio às comunidades indígenas em Rio Grande. Entre as ações ele destaca o transporte de 2,5 mil litros de água para a Aldeia Para Roké, na Fepagro, realizado semanalmente durante um mês, até que o problema de energia elétrica no local pudesse ser solucionado.  Também frisa que foram feitas melhorias no acesso à aldeia, que estava em situação bastante precária, e o preparo da terra para o plantio no local.  Além disso, Carrasco reforça que a Secretaria tem participado das reuniões sobre projetos que dizem respeito as tribos indígenas em Rio Grande e que tem colaborado com as ações da Emater/RS-Ascar sempre que possível.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Emater/RS-Ascar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.