EMEF Cristovão Pereira de Abreu, da Torotama, voltará as atividades em local temporário na Vila da Quinta
A Ilha da Torotama foi uma das localidades mais afetadas na cidade do Rio Grande pela suba da Lagoa dos Patos, tendo a maior parte de sua população sido evacuada em função do alagamento sofrido. A EMEF Cristovão Pereira de Abreu, assim como grande parte das edificações da localidade, sofreu graves danos em sua estrutura com a invasão das águas em seus pavilhões causando danos em sua estrutura física – principalmente o piso das salas de aula – e em materiais como classes e cadeiras.
Buscando uma alternativa para a retomada das atividades acadêmicas, a equipe diretiva da escola em conjunto com a coordenação da Secretaria de Município de Educação (SMEd), está realizando o trabalho de montagem de uma “escola de campanha” que funcionará temporariamente atendendo seus 105 alunos. O cenário de enchente prolongada na Torotama inviabilizou uma previsão de retomada das atividades da EMEF Cristovão Pereira de Abreu em seu local próprio.
A EMEF Cristovão Pereira de Abreu funcionará por tempo indeterminado no espaço anteriormente ocupado pela EMEI Vila da Quinta – ao lado da UBS Décio Vignoli das Neves, na Rua João Moreira – em local com estrutura apropriada para receber os alunos para as atividades acadêmicas. A montagem da estrutura da “escola de campanha” está sendo realizada pela equipe da SMEd a partir da disponibilização de material escolar, uniformes, classes, cadeiras e demais itens utilizados na prática pedagógica.
Já antecipando os efeitos da cheia da Lagoa que, assim como ocorrida no ano de 2023 afetaria o funcionamento da escola, a equipe diretiva realizou um planejamento para a retomada de suas atividades baseada no evento climático do ano passado. O evento climático deste ano de 2024 superou os níveis de alagamento até então já ocorridos na localidade, atingindo a escola de forma mais severa e obrigando a direção a buscar novas alternativas para a retomada das aulas.
Segundo o diretor da EMEF, Sícero Miranda, desde os primeiros efeitos do evento climático (início da enchente na Torotama) a equipe da escola tem acompanhado os alunos residentes na localidade e suas famílias para prestar apoio a comunidade escolar quando necessário e então, quando possível, preparar a retomada das atividades da escola. O diretor aponta que sua equipe tem realizado o acompanhamento dos alunos que estão no abrigo do Arraial ou na casa de parentes nas proximidades da Torotama (Vila Quinta, Povo Novo e Banhado do Silveira, em sua maioria), e após o mapeamento do local onde estão abrigados planejou uma operação de logística para que estes possam voltar a frequentar as aulas na “escola de campanha” independentemente de sua localização.
A retomada das atividades da EMEF terá como diferenciais o transporte dos alunos até o local temporário ocupado pela escola e a possibilidade deles permanecerem em tempo integral – manhã e tarde -, recebendo alimentação e participando de atividades no turno inverso, numa iniciativa que busca auxiliar as famílias que estão desalojadas e precisam retomar sua rotina de trabalho e os alunos que, por sua vez, precisam retomar as atividades escolares.
A previsão de retomada das atividades da EMEF Cristovão Pereira de Abreu é concomitante a retomada das atividades em toda a rede municipal de educação que acontecerá na próxima segunda-feira, 03 de junho.
Na última terça-feira (28) a Secretária de Município de Educação, Denise Lopes, e o diretor da EMEF Cristovão Pereira de Abreu, Sícero Miranda, estiveram em reunião com o prefeito Fábio Branco apresentando o trabalho até então realizado para alocar a estrutura da escola da Torotama em um novo local, e a série de ações que serão realizadas para atender os alunos da melhor forma possível neste novo local.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp