Encerramento do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e noite do Pagode marcam a quarta-feira de Festimar
O encerramento do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e a noite de pagode marcam a quarta-feira, 16/4, do Festival do Mar – Festimar. Ao longo do dia, o desenvolvimento foi destaque no Festival e à noite, foi especial com pagode que reuniu centenas de pessoas no entorno do palco Porto Histórico.
No início da tarde, a Feira de Comércio e Serviços recebeu diversas pessoas que prestigiaram o comércio varejista. Localizada na rua Andradas, o local traz para os visitantes muitas atrações e opções de vestuário, calçados e gastronomia. Na área institucional, conta com a presença de diversas entidades.
Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul
O último dia do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul debateu temas como planejamento espacial marinho, mudanças climáticas, descarbonização, hidrogênio no Rio Grande do Sul e o Grande Pacto pela Inovação e Economia Azul no Rio Grande.
A programação iniciou às 9h com o painel “Planejamento Espacial Marinho”, mediado pelo Diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha. A palestra contou com a participação do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior.
Segundo o Vice-Almirante, a realização do Fórum foi uma oportunidade para trazer mais conhecimentos e, consequentemente, fomentar o debate da economia azul na cidade. “É uma oportunidade muito importante para toda a comunidade marítima. Uma realização que traz à baila uma série de assuntos relevantes, não só para a região, mas também para o desenvolvimento do país Então, a economia azul é um assuntos. Nós tivemos apresentações bastante relevantes, não só relacionadas ao planejamento espacial marinho, mas também ao desenvolvimento de clusters tecnológicos navais, que foram abordados ao longo da semana. É um conjunto de apresentações que, ao final da semana, vai trazer ainda mais conhecimento para todos os que aqui tiveram a oportunidade de participar”, afirmou.
Ainda na parte da manhã, o Fórum apresentou o painel “Projeto de Hidrogênio para o RS”, com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. A palestra teve como foco a transição energética do Rio Grande do Sul por meio do uso do Hidrogênio Verde, visando construir um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia.
Já no período da tarde, o Fórum recebeu o terceiro painel do dia com o tema: “Descarbonização no contexto da economia azul”, com mediação de Henrique Ilha e participação do representante da empresa ARVUT Licenciamento Ambiental, Kayo Soares, a representante da Souto Correa Advogados, Mariana Niquel, e o ecólogo e professor da FURG, Marcelo Dutra.
O foco do painel foi às práticas ESG, conjunto de ações que visam a responsabilidade social, ambiental e de governança, além da redução da emissão de gases de efeito estufa e o desmatamento e práticas perversas de extração mineral.
Integrando a programação do evento, o diretor-superintendente da Refinaria Riograndense, Felipe Jorge, realizou uma palestra com o tema: Refinaria Riograndense – Fase 2 do Projeto Biorrefinaria. Na oportunidade, foi apresentado o pioneirismo da Refinaria em ser a primeira da América Latina em transformar a biomassa em combustíveis, energia e químicos.
A terceira edição do evento encerrou com o painel “Grande Pacto da Inovação e a Economia Azul no Rio Grande”, mediado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, com a participação da representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, representantes do Tecon/Wilson Sons, Giovanni Phonlor e o representante da Praticagem da Barra do Rio Grande, Guido Cajaty Gonçalves.
Noite do Pagode no Centro Histórico
Na onda do entretenimento, a quarta-feira foi marcada pelo ritmo do pagode, que invadiu o Centro Histórico com shows de diferentes grupos. Os grupos locais Pra Climatizar, Pagode Na Real e Pagode do Bolinha trouxeram grandes sucessos ao público presente. Ao final, o show do grupo pelotense EuSeiqueTuDança encerrou a noite. Com mais de 20 anos de estrada, a banda trouxe para Rio Grande um repertório com seus maiores sucessos e títulos inéditos, mesclando uma série de gêneros musicais com pagode de qualidade.
Na tarde desta quarta-feira, 16, o Festival do Mar – Festimar, em parceria com a Secretaria de Município do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (SMMA) , realizou a distribuição de cerca de mil mudas de plantas para o público que passava pelo evento. Durante a ação, foram distribuídas mudas de hibisco, araçá e bugglevile. Com a iniciativa, o Festimar evidencia a importância de conscientizar as pessoas quanto à importância da preservação do meio ambiente.
Gastronomia
Na área da gastronomia, a Anchova Assada Anchova está sendo comercializada diariamente no valor de R$40. Nos dias úteis, o público pode experimentar o prato típico no período das 11h30 às 14h e das 19h às 22h. Nos finais de semana e feriados, o público poderá experimentar o prato típico no período das 11h e 15h e das 18h às 23h.
Show das Águas Dançantes
Com uma coreografia sincronizada de jatos d’água, luzes coloridas, projeção em 3D e trilhas sonoras, o show das Águas Dançantes é uma das atrações inéditas que está encantando o público durante a 3ª edição do Festival do Mar – Festimar 2025.
O espetáculo transforma as Docas do Mercado Público do Rio Grande em um cenário mágico e encantador, destacando as belezas naturais da Cidade do Rio Grande. As apresentações das Águas Dançantes acontecem diariamente, às 20h, 21h e 22h, nas proximidades das Docas do Mercado Público.
Confira a programação de quinta-feira, 17
O tradicionalismo irá tomar conta do palco Porto Histórico na noite de quinta-feira, 17. O show da dupla César Oliveira e Rogério Melo, marcado para às 21h, será o grande destaque da noite. Os artistas, que já possuem mais de 25 anos de trajetória, prometem encantar o publico rio-grandino com clássicos tradicionalistas como “Paleteada”, “Lá na Fronteira”, “Apaysanado”, “Os ‘Loco’ lá da fronteira”, “Depois da Lida”.
Além da dupla nacionalmente conhecida, os artistas Anthony Wronski e Grupo e Alexandre Taveira e Grupo Mas que Tal também prometem colocar o público para dançar.
No período da tarde, o Praça Shopping irá receber uma oficina de cerâmica com a participação do Ateliê Antônio Ribeiro. A oficina está prevista para ocorrer às 14h. Na onda do entretenimento, o Balneário Cassino irá receber mais um desfile escolar da Estação Páscoa, marcado para às 20h. A Estação realiza suas atividades no multipalco da Avenida Rio Grande e todas as escolas do bairro-balneário participam do evento.
Ascom Festimar
Foto: Divulgação/Festimar
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp