Encontro inaugural dos programas Pibid e Residência Pegagógica reflete sobre a formação de professores
Aberto à participação da comunidade, evento terá duas palestras nesta quinta: às 10h e às 14h
Nesta quinta-feira, 15, dia do professor, um evento aberto ao público marca o início das atividades dos programas Pibid e Residência Pedagógica (RP) neste semestre letivo FURG. Ambos os programas têm como objetivo a formação de professores para atuação na rede pública.
Com o tema “Esperançar na docência”, que busca inspiração na esperança de Paulo Freire, o evento tem duas palestras programadas. Na quinta pela manhã, às 10h, o convidado é o professor Guilherme do Val Toledo Prado, da Unicamp, que fará sobre “Pibid e Residência Pedagógica: Resistências necessárias na formação de professores e professoras”. Já à tarde, às 14h, o professor Paulo Fensterseifer, da Unijuí, fala sobre “Escola, Conhecimento e Democracia: Qual o lugar do conhecimento escolar em sociedades democráticas”.
As atividades são abertas aos interessados e serão transmitidas no canal da FURG no YouTube.
Os programas
O Pibid, programa do qual a FURG participa desde 2007, tem como objetivo oferecer bolsas para estudantes que estão no início dos cursos de Licenciatura. A proposta é estabelecer um elo entre a universidade e escolas da rede pública de ensino, com supervisão de professores da universidade e da escola e, assim, incentivar a formação de novos professores. São 168 bolsistas, de 15 cursos de licenciatura, 15 professores da universidade e 21 professores supervisores nas escolas em Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.
Já o Residência Pedagógica, programa mais recente, se destina aos estudantes em final de cursos de Licenciatura para que tenham uma “imersão” na escola de educação básica. É a primeira vez que a FURG participa deste programa. São 96 estudantes, 11 professores da universidade e 15 professores da educação básica envolvidos com o programa, também em Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Ambos os programas são iniciativas do Ministério da Educação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O desafio para os dois programas foi articular como propor uma vivência no espaço escolar, quando os ambientes de ensino, aprendizagem e convivência nas escolas e universidades modificaram-se tão profundamente. “A construção do funcionamento foi muito dialogada entre as redes de ensino, a Capes, a universidade. É um trabalho complexo. A ideia agora é que os grupos de cada subprojeto, com os estudantes e professores da universidade e professores da rede pública reúnam-se para encontros e estudos. É um momento de escuta sobre como as escolas estão funcionando. Há encontros semanais online. Depois vai ter produção de material educativo e escrita de textos. Um fluxo sem pressão, de muita escuta e de reflexão, para ver o que aprendemos com este momento”, conta Rita Rache que coordena o Residência Pedagógica.
No Pibid, o caminho será semelhante: “A nossa aposta justamente agora é fortalecer esse contato com a escola que vai se dar por meio do professor supervisor. Até dezembro o viés vai ser muito mais formativo de pensar atividades online, com encontros síncronos. Semanalmente esse grupo vai se encontrar: estudante, supervisor da escola e coordenador da FURG para promover atividades que definimos até dezembro, centralizando no estudo da realidade de cada escola. Cada subprojeto vai estudar o projeto pedagógico da escola. O professor vai trazer a realidade da escola. De modo que, mesmo à distância o pibidiano vai poder seguir acompanhando – manter a “ida semanal” para a escola”, relata Aline Dorneles, coordenadora institucional do Pibid na FURG.
O evento
A escolha do dia 15 como data para o encontro inaugural, que marca formalmente os início do trabalho em ambos os programas, não foi mero acaso. “Escolhermos o dia do professor em comemoração, mas não só no sentido de comemorar”, afirma Rita. “É importante que se comemore e se busque a valorização docente. Queremos propor um momento de reflexão do que temos vivido, especialmente na educação pública, seja na universidade ou na educação básica”, completa.
Para a professora, este não é um período romantizar a profissão, tomando a figura do professor como herói em um momento de superação. “É sim um momento de superação, mas precisamos refletir muito sobre isso. Esses desafios não podem recair somente sobre a figura de professores e professoras. Precisamos de políticas públicas, de condições de trabalho. A ideia é fazer essa reflexão”.
A expectativa da professora Aline é que, como propõe o nome do evento, se possa “esperançar”, no sentido proposto por Paulo Freire: “De ter esperança mesmo de que é possível seguir lutando pela docência, pelo reconhecimento do ser professor no contexto em que vivemos e como freire nos diz, não há mudança sem sonho, como não há sonho sem esperança”, afirma. Para ela, os dois programas, Pibid e Residência Pedagógica, “vêm para fortalecer nossos sonhos e esperanças na formação de professores”.
O evento Esperançar na Docência é aberto à participação de toda a comunidade, com transmissão pelo YouTube.
Confira a programação
10h – Abertura
10h15 às 12h – Pibid e RP: resistências necessárias na formação de professores e professoras, com o professor Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp)
Mediação: professora Aline Dorneles (Pibid/FURG)
14h – Abertura
14h15 às 16h – Escola, conhecimento e democracia: qual o lugar do conhecimento escolar em sociedades democráticas, com o professor Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí)
Mediação: professoras Jaqueline Ritter (RP/FURG) e Rita Rache (RP/FURG)
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação FURG