Enfrentamento às drogas e ao alcoolismo conta com suporte no HU-Furg
Dependência tem tratamento no SUS e HU-Furg conta com o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos
Para promover a conscientização da população sobre os danos que o consumo e a dependência de drogas e de álcool causam, o Ministério da Saúde criou o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, lembrado no último da em 20 de fevereiro. Especialistas da Rede Ebserh alertam sobre os perigos desse uso e sobre o tratamento gratuito no SUS, incluindo os realizados pelos hospitais da Rede, em todas as regiões do Brasil.
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), que é um programa de extensão permanente, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG.
Nas ações de ensino, o Cenpre mantém campo de estágio curricular e extracurricular, voluntário e remunerado, para diferentes cursos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar visitas para estudantes de cursos técnicos e de profissionais interessados em estudar/debater o atendimento de pessoas que apresentam problemas relacionados ao uso de drogas.
Nas ações de pesquisa, a equipe realiza estudos sobre os temas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, trabalhando na divulgação de resultados e na intervenção nas escolas, na publicação de artigos e na apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos.
Nas ações de extensão estão as atividades prioritárias e majoritárias do Cenpre, dentre elas, as principais são: realização de ações preventivas na comunidade, participação em ações comunitárias e eventos técnico-científicos e atendimento ambulatorial para pessoas que apresentam problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
Em 2024, até 13 de dezembro, o ambulatório do Cenpre realizou um total de 2.225 atendimentos, entre atendimentos individuais (1473) e em grupo (752).
Ações e atendimentos realizados
- Acolhimento em livre demanda
- Aconselhamento terapêutico
- Avaliação e atendimento com assistente social
- Avaliação e atendimento com enfermeira
- Avaliação e atendimento com médico de família e comunidade
- Avaliação e atendimento com psicóloga (o)
- Avaliação e terapia familiar
- Grupo de apoio para cessação/controle do tabagismo
- Grupo de apoio para familiares
- Grupo de apoio para pacientes
- Grupo de apoio para prevenção terciária
- Oficina de artesanato
- Oficina de costura
Forma de acesso ao atendimento
- Demanda espontânea (maioria dos casos)
- Egressos do HU-Furg (acolhimento é realizado no leito e paciente retorna ao CENPRE após alta para o tratamento ambulatorial)
- Encaminhamento de clínicas e consultórios
- Encaminhamento de escolas, empresas e comunidades terapêuticas
- Encaminhamento de Unidade de Pronto Atendimento – UPA
- Encaminhamento de Unidade de Saúde
- Encaminhamento do Juizado da Violência Doméstica (parceria firmada em 2020)
Horário de Funcionamento
- Segunda-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Terça-feira das 8h às 12h (fechado no turno da tarde para reuniões, encaminhamentos de pacientes e atividades de educação permanente)
- Quarta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Contatos
- E-mail – cenpre@furg.br
- Página – acesse aqui
- Telefone fixo – (53) 3233-0200
- WhatsApp institucional – (53) 98403-7390
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: HU-Furg/Ebserh
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp