NotíciasRio Grande

Entenda a situação dos leitos de Covid-19 em Rio Grande

Nesta segunda (22/06), o Rio Grande TEM conversou com o Secretário de Saúde, Maicon Lemos – ele já havia manifestado preocupação no último sábado (20), em relação ao número de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

Ao todo, o município possui 10 leitos de UTI habilitados para Covid-19 que estão no Hospital de Cardiologia da Santa Casa na Ala Covid-19. Destes, 8 estão ocupados. Informação confirmada também nesta segunda, mantendo assim, uma taxa de ocupação de 80% dos leitos. Há ainda, 19 leitos de UTI que não são de retaguarda para Covid-19, destes, 9 estão no Hospital de Cardiologia e Oncologia e 10 no Hospital Geral. De acordo com Lemos, estes leitos estão com 90% de ocupação.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG/Ebserh) não possui leitos de UTI Covid-19 para adultos, apenas 1 leito UTI Covid-19 pediátrico, mas possui 6 leitos de UTI Geral (todos ocupados).

Leitos Clínicos de retaguarda Covid-19

O Hospital Geral da Santa Casa conta com 44 leitos clínicos na Unidade São Lucas III e 05 leitos de isolamento no Pronto Socorro. Atualmente, 06 dos leitos clínicos estão ocupados.

O HU-FURG/Ebserh conta com 08 leitos clínicos para Covid-19 e atualmente, 05 estão ocupados.

Novos recursos

De acordo com Lemos, há previsão de mais 10 leitos de UTI para o hospital de Cardiologia na Santa Casa. Estes leitos, seriam custeados pelo Estado “Empresários, Estado e município estão em uma força conjunta para comprar os equipamentos”, destacou.

Na Santa Casa do Rio Grande, desde abril deste ano, há expectativa para habilitação de mais 40 leitos clínicos para Covid-19. De acordo com a Instituição “A unidade de número 3.500, passou por uma inspeção detalhada e recebeu o aval de sua estrutura física para equipar 40 leitos adequados para o Covid-19. A unidade está aguardando o recebimento dos equipamentos necessários para disponibilizar o local ao atendimento, que dependem do envio, já sinalizado, por parte do Governo Federal”.

Contudo, ainda não há data para essa ampliação de estrutura. O Secretário de Saúde do Município informou que “não há nada ainda, nada acenado pelo Ministério da Saúde “.

Indicadores da Santa Casa do Rio Grande

Ainda nesta segunda, o Complexo Hospital da Santa Casa do Rio Grande informou os indicadores assistenciais, referente ao mês de maio e de acordo com a instituição:

Ao todo, foram registradas 1.062 internações, 436 cirurgias, 95 partos, 5.263 atendimentos ambulatoriais, os quais englobam atendimento SUS, convênios e particulares, e 124 pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso executaram-se 45.220 exames, que incluem os de Radiologia, ECG/Holter, EcoCardiograma e laboratório, e 601 ressonâncias e tomografias.

Conforme o relatório, os dados são gerados a partir da quantidade de procedimentos realizados na instituição.

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.