Equipe da Santa Casa do Rio Grande coordena duas captações de órgãos ao mesmo tempo
Na sexta-feira (12), foram realizadas duas captações e doações de órgãos foram realizadas simultaneamente sob coordenação da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa do Rio Grande.
Em parceria com profissionais das Santas Casas de Porto Alegre e de Pelotas, bem como da OPO7, nesta sexta-feira (12), foram executados dois protocolos. Um no bloco cirúrgico do Hospital Geral da Santa Casa de Rio Grande e outro no bloco da Santa Casa de Pelotas.
Ambas cirurgias foram realizadas em pacientes masculinos, respectivamente com idades de 60 e 43 anos. No procedimento realizado em Rio Grande foram captados os rins e no de Pelotas fígado e rins.
Os órgãos foram destinados imediatamente a receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes.
Participaram deste processo, profissionais das equipes da OPO5 e CIHDOTT (que coordenam o protocolo), bem como das áreas de diagnóstico, terapia intensiva (UTI), epidemiologia, cirurgia, acolhimento, transportes, infraestrutura, higienização, administração, alimentação, entre outros.
A Santa Casa do Rio Grande destacou o trabalho das equipes das Santas Casas de Rio Grande, Porto Alegre (que deslocaram-se para realizar os procedimentos) e Pelotas. Além disso, a Santa Casa do Rio Grande fez um agradecimento as equipes de escolta e policiamento que proporcionaram um trajeto seguro das equipes e dos órgãos.
Antes de completar um mês da primeira captação do ano de 2022, chega-se ao marco de três protocolos executados pelas equipes da instituição. A OPO 5 abrange as cidades de Rio Grande, Pelotas, Bagé, Canguçu e Dom Pedrito.
Como resultado da captação e doação de hoje, pelo menos cinco pessoas foram beneficiadas.
Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles falarão por você quando for o momento.
Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida!
Assessoria de Comunicação Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande
Foto: Santa Casa do Rio Grande