Escola de Belas Artes comemora seus 101 anos com apresentação musical e recebimento de novos instrumentos
A Escola de Belas Artes Heitor Lemos (EBAHL) completou no último dia 1º de Abril 101 anos de existência e para comemorar esta data especial foi realizada na noite da última quinta-feira (20) uma audição musical com alunos e professores.
O evento foi aberto ao público e contou com mais de uma centena de espectadores que prestigiaram desde peças clássicas até releituras de artistas brasileiros como Chiquinha Gonzaga. As composições foram apresentadas em instrumentos como piano, flauta transversal e violinos, além de músicas interpretadas por sopranos alunas da escola.
Antecedendo a apresentação musical aconteceu a vernissage da exposição Clarices e Marias, do artista plástico Mário Schuster. A exposição é composta por telas retratando rostos femininos tendo como inspiração as obras literárias da escritora Clarisse Lispector e a letra da música Maria, Maria, de Milton Nascimento. A exposição permanecerá nas dependências da EBAHL até o dia 18 de maio.
Junto da audição realizada em comemoração ao aniversário da instituição houve o ato de entrega de materiais por parte da SMED à escola de Belas Artes. Foram entregues dois pianos eletrônicos, 10 microfones e 15 estantes, atendendo demanda da escola por novos materiais de trabalho.
A diretora da instituição, Marisa da Silva Saad, salienta que a instituição atende não só alunos da rede municipal de educação como também da comunidade em geral. Na EBAHL são oferecidas atividades também a alunos do Núcleo de Educação inclusiva da SMED
A prefeitura municipal do Rio Grande foi representada no evento pelas servidoras da SMED, Cecília Pucinelli, Secretária adjunta da Educação, e Paula Miño, Coordenadora de Patrimônio da Secretaria, responsáveis pela entrega de equipamento citada. O prefeito Fábio branco, que não pode estar presente no evento por um conflito de agenda, foi lembrado pela diretoria da instituição como um grande parceiro e incentivador, estando sempre disposto a colaborar com a EBAHL.
O movimento Escola Território da Paz organizado pela SMED, e que também ocorreu na quinta-feira (20), foi citado nas falas ocorridas no evento. Como salientou a Secretária Adjunta em seu discurso durante o evento, “é pela arte que perpassa esse território da paz”, e completou afirmando que “em locais como na EBAHL nos sentimos em paz”.
Sobre os materiais recebidos pela escola, Cecília Puccinelli salienta “que desde o início do ano a SMED procurou atender essa demanda da escola”. Os instrumentos recebidos são necessários como ferramenta pedagógica e a entrega destes junto da audição na comemoração ao aniversário da instituição foi um momento oportuno para demonstrar a valorização dada a escola.
A EBAHL foi fundada no ano de 1922 como um conservatório de música e desde então tem participação relevante no cenário cultural na cidade do Rio Grande. Desde 2014 a escola está localizada no pavilhão social do antigo Jockey Club do Rio Grande, onde são oferecidas diversas atividades e práticas artísticas ao público em geral. Atualmente oferece cursos em quatro áreas: teatro, música, artes visuais e dança, sendo um importante centro de formação artístico para a comunidade rio-grandina.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação