Escola de Belas Artes Heitor de Lemos recebe Exposição do Artista Waldo Gouveia
Nesta quinta-feira (10), às 18h, a Galeria Breche, da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL), estará realizando o vernissage da Exposição “Quando o barro vira peixe – Pertencimento e identidade na poética da cerâmica”, do artista Waldo Gouveia. O artista iniciou suas atividades com cerâmica no Atelier de Produção Cerâmica, no período de 2004 a 2006, durante sua graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo atuado como ministrante e monitor nas disciplinas ligadas à cerâmica.
Em 2016, Waldo retomou suas atividades. Atualmente, participa do “Panela d’Expressão”, grupo que desenvolve atividades de estudos e produção de cerâmica artística e promove cursos para a comunidade local.
A Exposição “Quando o barro vira peixe – Pertencimento e identidade na poética da cerâmica” apresenta trabalhos do artista que considera que, através da arte, é possível se identificar com uma determinada comunidade, trabalhando este sentimento de pertencimento.
O peixe foi a figura escolhida por ultrapassar a cultura pesqueira local e ser carregado de uma simbologia positiva, como a representação da vida para os cristãos, além de ser usado como amuleto de fertilidade, proteção e sorte. O peixe também simboliza, para diferentes culturas, resistência, coragem, perseverança, transformação, abundância, renovação, sorte, sucesso, movimento e prosperidade.
A Exposição estará aberta à visitação de 11 a 29 de maio, das 8h às 20h, na Galeria da EBAHL, que está localizada na Rua Jockey Club,194.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto/Arte/Capa: Divulgação