Escola de Enfermagem divulga guia de orientações para quem trabalha com idosos
Cartilha traz recomendações sobre limpeza, uso de EPIs e saúde mental
Diante do crescimento exponencial de casos do Covid-19 no Brasil, aumenta a preocupação com a disponibilização de informações e protocolos práticos para as instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), também conhecidas como casas ou residenciais de idosos. Segundo especialistas, a doença atinge, de forma grave, pessoas acima de 60 anos já diagnosticadas anteriormente com diabetes, doenças pulmonares ou cardíacas.
Para ajudar a prevenir este cenário em Rio Grande, um grupo de voluntários formado por servidores da Escola de Enfermagem (EEnf) e integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação criou um guia com orientações para trabalhadores de ILPI. De acordo com a professora Daiane Abreu, o material tem como objetivo instrumentalizar profissionais “não só da saúde, mas das diversas áreas que atuam em ILPI, à realização de medidas de prevenção de contaminação pelo vírus, tendo em vista seu contato direto com os idosos”.
A cartilha “Orientações para os Trabalhadores de ILPI durante a Pandemia Coronavírus” traz 35 páginas com recomendações detalhadas sobre limpeza, desinfecção de superfícies, copa, lavanderia, recepção e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de dicas sobre saúde mental e contatos de emergência. O guia alerta que os profissionais que atendem a esse público devem priorizar os cuidados com medidas de higiene, bem como reorganizar seus processos de trabalho a fim de minimizar o risco de transmissão aos residentes das instituições.
O material foi disponibilizado de forma digital nas páginas vinculadas à Escola de Enfermagem, e também enviado a todas as instituições de longa permanência do município vinculadas ao Conselho Municipal do Idoso do Rio Grande. Os integrantes do grupo de pesquisa realizaram contato telefônico com todas as instituições e encaminharam a cartilha e outros materiais técnicos que visam orientar a prevenção e controle da infecção pelo coronavírus. “Os materiais impressos até o momento estão sendo evitados, tendo em vista as medidas de prevenção da infecção pelo coronavírus – assim, estamos fazendo a divulgação pela internet”, ressalta a professora Daiane. A Vigilância Epidemiológica tem feito o acompanhamento nas ILPIs na medida do possível.
Confira a cartilha na íntegra no link abaixo
→ Orientações para os Trabalhadores de ILPI durante a Pandemia Coronavírus
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Arte/FURG