Escola de Saúde Pública lança curso sobre enfrentamento a dengue, chikungunya e zika
Curso está disponível no site da Escola de Saúde Pública, totalizando oito horas de formação
A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), lançou, nesta quinta-feira (27), a Capacitação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika. O curso é autoinstrucional, na modalidade a distância, e está disponível no site da ESP. São quatro módulos, totalizando oito horas de formação.
No lançamento da capacitação, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância da iniciativa. “São doenças que nos preocupam, que estão ceifando vidas; por isso, a importância desse curso, com um material lúdico, de fácil compreensão, com conhecimento e com informação para uma grande corrente de enfrentamento ao Aedes aegypti”, disse a secretária.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salermo, alertou para a importância do cuidado com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “É importante nos capacitarmos e termos uma vigilância constante durante todo o ano para enfrentar esse problema”, destacou.
“É um curso acessível e voltado à população em geral. Com essa visão, criamos o curso com parceiros como a Famurs, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e o Conselho Estadual de Saúde (CES)”, explicou a diretora da ESP, Terezinha Valduga.
Também participaram do lançamento a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a vice-presidente do CES, Inara Ruas, e o secretário-executivo do Cosems/RS, Diego Espíndola. O lançamento do curso foi transmitido pelo canal da ESP no YouTube e está disponível neste link.
Interessados podem acessar o curso no site da ESP, pela plataforma Moodle.
Dengue
Diante dos primeiros sintomas de dengue, é importante buscar atendimento médico nas Unidades de Saúde da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, pode ser realizado o diagnóstico oportuno e a eliminação dos riscos de agravamento da doença, que pode levar a óbito.
Principais sintomas:
- febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
- dor atrás dos olhos
- dor de cabeça
- dor no corpo
- dor nas articulações
- mal-estar geral
- náusea
- vômito
- diarreia
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Ascom SES RS
Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES RS