Escola França Pinto é vandalizada e tem itens furtados na madrugada desta segunda-feira (24)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto mais uma vez sofreu ataques de vandalismos. A situação ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24). A equipe da escola foi surpreendida ao chegar no local, nesta manhã quando notou a janela da secretaria destruída. Conforme a direção da escola, os vidros foram quebrados, furtaram notebook, monitor das câmeras e fios do terceiro pavilhão. Os vândalos ainda deixaram no chão da secretaria roupas e uma faca, possivelmente utilizada para os arrombamentos.
As câmeras de monitoramento da EMEF França Pinto, haviam sido adquiridas com eventos feitos pela própria comunidade escoar. No final de 2022, a escola teve a penúltima tentativa de atos de depredação quando homens invadiram, tentando entrar no refeitório.
De acordo com a Diretora, Fabiana Machado, a Brigada Militar e a Secretaria de Município da Educação, estiveram presentes nesta manhã desta segunda-feira para verificar os estragos. Foram realizados alguns consertos e manutenções, e com os próprios recursos da escola, foram adquiridos ferros para reforçar as janelas. A Diretora disse que fez o boletim de ocorrência.
No entanto, Fabiana manifesta sua preocupação diante da falta de segurança, e acontecimentos como este que tem sido frequentes:
“Nós precisamos ter ronda na escola. Alguém fixo, 24 horas, porque seguido ocorre isso, entram aqui e fazem este tipo de vandalismo e ainda furtam as coisas que a gente compra com tanto sacrifício.”
Ela ainda explica que o tema já vem sendo discutido há algum tempo na área da educação:
“Já se falou muito em reuniões de professores do quanto que a gente precisa ter um guarda fixo dentro das escolas. Só os porteiros não tem como dar conta. Infelizmente eles pulam para dentro do pátio da escola de noite e de madrugada. A nossa escola se localiza bem perto do Centro Pop e do CARE também.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação